Água saindo da mangueira e plantação ao fundo.

Qualidade da água para irrigação: parâmetros e dicas

A irrigação cumpre um papel importantíssimo quando se fala de agricultura. Independentemente do tipo de irrigação que é utilizada, a demanda de água é uma questão fisiológica das plantas e tem ligação direta com a qualidade do plantio.

Mas, não é só molhar as plantas: a qualidade da água na irrigação pode parecer detalhe, mas é decisiva na hora de montar um projeto de irrigação. Entenda alguns parâmetros e dicas sobre qualidade da água para irrigação aqui!

Importância da qualidade da água

A qualidade da água é tão importante quanto a sua quantidade. Muitas vezes os agricultores se preocupam muito com ter água disponível, mas acabam esquecendo da importância da qualidade desta água.

Isso também se deve ao fato de que esse assunto não é muito tratado no Brasil. A única observação que é feita é sobre a salinidade de água, mas não é só ela que importa.

Problemas distintos podem surgir a partir de outros componentes da água, além dos “inimigos” que acabam vindo na tubulação, por conta de entupimentos ou falhas na instalação.

Em relação a esta qualidade da água, portanto, são duas as principais medidas que devem ser tomadas:

  • conhecimento das características da água que será utilizada, através da análise da água;
  • instalação de um sistema de separação de impurezas.

Como saber a qualidade da água para irrigação?

Dentre diversas diretrizes que fazem diferença nesta qualidade, algumas são:

  • salinidade: diz respeito à presença de sais na água. Quando a condutividade elétrica é maior que 0,75 ds/m já há risco de salinidade;
  • sodicidade: alerta para a alta concentração de sódio, que acaba trazendo quedas na produtividade e formação de solos degradados;
  • toxicidade de elementos específicos: o Boro em grande quantidade pode causar toxidez às plantas;
  • excesso de nitrogênio: provoca a produção excessiva de algas que, consequentemente, trazem problemas no sistema de irrigação;
  • elementos em suspensão ou dissolvidos: é a presença de sedimentos minerais e substâncias orgânicas que causam entupimentos de emissores.

Como medir a qualidade da água?

Já existem parâmetros de qualidade da água para ser potável para beber, mas para a agricultura é um pouco diferente, por isso é importante observar os requisitos acima na hora de analisar a qualidade.

Para a qualidade da água para irrigação, o mais recomendado é fazer uma análise de água completa. O mais interessante é que em apenas uma amostra os nutrientes, contaminantes, pH, fatores microbiológicos, sodicidade e salinidade são analisados em conjunto!

Na prática, a medição pode ser realizada com diferentes dispositivos como Medidores Multiparâmetro, Medidor de pH ou Medidor de Condutividade.

Conheça cada dispositivo na loja virtual da Instrusul e escolha o que melhor se adequa às suas necessidades. Mas agora você já sabe: não deixe de verificar a qualidade da água para irrigação! Até mais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *