Termômetro de espeto em comida

Tipos de termômetros para alimentos

O uso de termômetro para alimentos é super importante para a indústria e o comércio do setor alimentício

É com esse instrumento que você consegue aferir a temperatura de alimentos e receitas culinárias, garantindo que estejam bem preparados ou conservados.

Ter esse controle ajuda sobretudo a determinar o ponto certo de cozimento dos alimentos. Assim você garante a qualidade do preparo culinário e a segurança dos consumidores, evitando contaminação por microorganismos que causam intoxicação alimentar.

Leia outro conteúdo aqui no blog da Irrigat que explica em mais detalhes a importância de medir a temperatura dos alimentos!

Se você é encarregado de fazer esse trabalho de aferição, precisa conhecer os diferentes tipos de termômetros que existem e seus usos mais comuns. Continue a leitura do post para conferir os principais!

1 – Termômetro espeto

O termômetro espeto, também chamado de termômetro de penetração, serve para medir a temperatura no interior do alimento

É só penetrar o cabo longo (espeto) dentro do alimento e verificar a temperatura no leitor digital presente na base do termômetro. A variação de temperatura que ele costuma medir é bem ampla: pode ir de – 50Cº a 300Cº.

O termômetro espeto é útil para restaurantes e bares que trabalham com pratos e receitas que precisam ter uma temperatura interna específica para serem servidas aos clientes. Por exemplo, carnes, bolos, tortas e bebidas extremamente geladas como chopp.

Termômetro Digital Espeto
Termômetro Digital Tipo Espeto Resistente à Água (Clique na imagem para ver o produto)

2 – Termômetro infravermelho

O termômetro infravermelho é outro tipo de termômetro para alimentos bastante utilizado no setor alimentício.

Diferentemente do espeto, ele não é introduzido no alimento ou na comida preparada. A temperatura é medida a distância por meio de uma mira a laser apontada para o alimento. Ele também conta com display digital.

O termômetro infravermelho serve para fazer medições rápidas, mas capta somente a temperatura superficial do alimento. Por isso não é tão indicado para uso em restaurantes e bares que servem receitas culinárias mais elaboradas.

Por outro lado, ele funciona bem para frituras, óleos, sopas, caldos, bebidas e alimentos mais “líquidos”, que têm cozimento mais homogêneo. Ou para fazer medições em locais com altas temperaturas que não são seguros de acessar, como caldeirões industriais.

Termômetro Digital Infravermelho Minipa Mira Laser (Clique na imagem para ver o produto)

3 – Termômetro de forno

O termômetro de forno completa nossa lista de instrumentos utilizados para medir a temperatura de alimentos.

Ele é colocado diretamente dentro do forno doméstico ou de pedra, próximo do alimento que está sendo cozido ou no meio da grelha mesmo. Também não é introduzido na receita.

É um instrumento útil porque os termômetros próprios dos fornos muitas vezes têm uma grande margem de erro, registrando temperaturas equivocadas que podem comprometer o preparo do prato.

Cuidados ao utilizar um termômetro para alimentos

É preciso higienizar o termômetro antes e depois do uso (importante guardá-lo limpo). Especialmente o tipo espeto, que é introduzido no interior do alimento, para evitar acúmulo de germes e bactérias.

Outro cuidado importante é deixá-lo sempre calibrado. Alguns modelos disponíveis na Instrusul já vêm com certificado de calibração de loja. Porém, lembre-se de realizar a calibração pelo menos uma vez ao ano.

Desejamos sorte na escolha e no uso do seu tipo de termômetro para alimentos! Até a próxima! 🙂

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *