Traçador de altura

Traçador de altura: o que é e quando usar

Você conhece o traçador de altura? Sabe qual é a sua função? Ele é um dos instrumentos de medição mais úteis para o trabalho de operadores em fábricas e indústrias.

No entanto, se você ainda não está muito bem familiarizado com este objeto, mas sente que ele pode ajudar seu trabalho, continue a leitura do artigo para entender melhor o que é e quando usar um traçador de altura.

O que é um traçador de altura?

O traçador de altura é um tipo de instrumento usado para metrologia dimensional. Inclusive, ele pode ser comparado com o paquímetro digital (instrumento mais comum de encontrar).

Ambos têm formato semelhante ao de uma “régua”, trazendo uma escala fixa com cursor na vertical.

Assim como o paquímetro, o traçador de altura é utilizado no processo de traçagem de peças e serve para medir dimensões lineares.

Porém, o paquímetro mede as dimensões horizontais, a profundidade e os ressaltos (saliências) de uma peça. Para saber mais, veja aqui no blog da Instrusul como funciona o paquímetro e como usar essa ferramenta!

Já o traçador de altura é utilizado na vertical e serve para medir justamente a dimensão de nível de altura das peças.

Além da régua com escala fixa e cursor, o traçador de altura possui uma base de apoio para ficar estável na posição vertical.

Quando usar o traçador de altura?

O traçador de altura é um instrumento muito útil para o setor industrial e a área de indústria civil. 

Ele facilita o trabalho do operador durante o processo de fabricação de peças, fornecendo medições seguras e bastante precisas em diferentes aplicações.

O traçador de altura pode ser usado, por exemplo, em três campos de atuação na área de controle dimensional:

  • mecânica: na verificação de medidas para montagem de peças;
  • caldeiraria: na verificação de medidas para soldagem e moldagem de peças;
  • tubulação: na verificação de medidas de peças para montagem de tubos que transportam gases, vapores e fluidos em geral.

Tipos de traçador de altura

Assim como outros instrumentos de medição, o traçador de altura pode ser do tipo analógico ou digital e mecânico.

No traçador digital, a leitura do valor é direta e bem mais fácil. Ou seja, a medida de altura é apresentada em um visor digital.

Já no traçador de altura analógico, a leitura da medida é feita pelo “olho” e pode ser afetada pelo ângulo de visão do operador, ocorrendo algum erro de leitura.

A leitura é feita através da escala que vem junto à régua graduada e apresentada em nônio ou vernier, que permite uma precisão de leitura.

Onde comprar traçador de altura?

Agora que você já sabe melhor como funciona o traçador de altura e para que situações essa ferramenta é indicada, você tem tudo o que precisa para escolher o seu!

Aqui, na Instrusul, trabalhamos com modelos digitais e mecânicos de traçador de altura e outros instrumentos de metrologia dimensional, todos com qualidade garantida e certificado de calibração! 

Entre em contato conosco e conheça nossos produtos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *