Na imagem, uma pessoa utilizando um paquímetro para medir um pedaço de madeira

Como funciona o paquímetro? Saiba como usar essa ferramenta!

Precisando medir com precisão as dimensões de pequenas peças e objetos? Para essa e outras tarefas comuns do dia a dia de áreas que trabalham com medições exatas, como a indústria civil e mecânica, você pode contar com o paquímetro. Esse tipo de instrumento ajudará você a saber as dimensões lineares internas, externas e até mesmo a profundidade de diversos elementos, facilitando uma série de processos!

Quer saber mais sobre como funciona o paquímetro e como utilizá-lo? Então confira algumas dicas que nós, aqui da Instrusul, separamos para você. Afinal, de instrumentos de medição a gente entende!

O que é e como funciona o paquímetro?

O paquímetro é um tipo de instrumento de metrologia dimensional que, como explicamos acima, é muito utilizado para medir as dimensões, profundidade e ressaltos (saliências) de diversos elementos. Em especial pequenas peças e objetos, como: parafusos, porcas, tubos, etc.

Basicamente, o paquímetro é uma régua graduada que tem um encosto fixo, sobre o qual desliza um cursor, que conta com outra escala graduada auxiliar (chamada de nônio ou vernier). Enquanto a parte fixa compara medidas em milímetros e polegadas, é a segunda escala, do nônio, que desliza sobre a régua e permite fazer a leitura das dimensões de um objeto com precisão mais aproximada.

Imagem demonstrando escala móvel de paquímetro
Fonte: Mundo da Elétrica

Como se usa o paquímetro?

Para fazer uma medição com o paquímetro (do tipo universal) deve-se:

1 – posicionar a parte do instrumento indicada para o tipo de medição desejada (externa, interna, de profundidade ou de salto) no objeto que se quer medir. Na imagem abaixo é possível ver para que serve cada uma das partes do paquímetro.

Imagem explicando sobre partes de um paquímetro
Fonte: Mundo da Elétrica

2 – mover as partes móveis do paquímetro até que encoste suavemente na peça, para obter a medida.

3 – após, deve-se ler na escala fixa a medida em milímetros (ao lado do zero do nônio).

4 – e ler também a parte fracionária da medida com atenção a qual traço do nônio coincide com algum traço da escala fixa. Então, deve-se calcular o valor da fração multiplicando o número desse traço pela resolução.

Mas, claro, como falamos acima, esse é o procedimento para o paquímetro universal, que é o mais utilizado. Existem outros tipos, como paquímetro digital, que tem um mostrador no lugar da escala do nônio, o que facilita ainda mais a leitura.

Entenda melhor em Tipos de paquímetro: conheça as principais funções e onde usá-los!

Agora que você já sabe melhor como funciona o paquímetro e como essa ferramenta pode facilitar o seu dia a dia, você tem tudo o que precisa para escolher o seu! Aqui, na Instrusul, trabalhamos com diversos modelos de paquímetro e instrumentos de metrologia dimensional, todos com qualidade garantida e certificado de calibração! Entre em contato conosco e conheça nossos produtos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *