Manutenção produtiva total: Confira tudo sobre ela aqui!

Para que uma empresa ande nos trilhos e tenha sucesso, é necessário ter métodos que possibilitem uma análise do que esteja sendo feito na organização, para trabalhar em cima disso, evitar possíveis erros da empresa e corrigir seus problemas, os transformando em soluções de qualidade para seus clientes. 

Um exemplo de método eficaz, é a manutenção produtiva total, ou total productive maintenance (TPM), que surgiu na indústria japonesa, sendo uma ferramenta usada para otimizar a eficiência dos processos, possibilitando uma prevenção de riscos, minimizando os erros e ajudando a padronizar as operações.

Ela foi desenvolvida com o intuito de, além de tudo, ser um acompanhamento voltado à produtividade da organização como um todo. Contando com tecnologia, gestores e muitos colaboradores, a manutenção produtiva total, tem como resultado de seus objetivos, a preocupação em proporcionar uma maior qualidade dos produtos fabricados

Para que ela ocorra da melhor forma possível, é necessário seguir alguns pilares, que vamos apresentar aqui.

Pilares da manutenção produtiva total

Manutenção autônoma

É o pilar que oferece liberdade aos operadores, que monitoram as condições de seus próprios equipamentos e dos processos à sua volta.

Coleta de informação para melhoria

É a otimização do fluxo de informação entre os setores, para que assim, o gestor de cada área levante dados para serem analisados e receberem as devidas priorizações para melhorias.

Manutenção preventiva

Cada setor coloca em prática as ações necessárias para o cuidado com equipamentos, ferramentas e máquinas, como por exemplo, a manutenção dos instrumentos de medição. Essas práticas evitam que haja uma interrupção das atividades.

A manutenção planejada

É a realização de um acompanhamento preciso do desempenho da equipe e dos equipamentos, através dos responsáveis por cada processo, que elaboram relatórios que indicam a necessidade de implementar melhorias e incluem pausas no cronograma.

Manutenção da qualidade

A qualidade dos processos industriais depende de uma série de variáveis, e, nesse tópico, são consideradas as melhores tecnologias, metodologias e novas ideias que possam contribuir para gerar maior valor em cada tarefa;

Capacitação e treinamento

Para a implementação da automação dos processos, é fundamental que os colaboradores dominem as tecnologias, para que assim possam atuar em cenários mais estratégicos.

Segurança e saúde do trabalho (SST)

Existem colaboradores que ficam suscetíveis a riscos na saúde, como, por exemplo, os que trabalham na manutenção de rede de esgoto, por isso, para que todos os outros pilares se sustentem, a segurança de todos eles deve ser garantida pelas melhores práticas. 

Benefícios do TPM

A manutenção produtiva total por ser muito eficiente e indicada para indústrias no geral, tem um leque grande de benefícios, como vemos abaixo:

  • prevenção de perdas;
  • aumento no lucro da empresa;
  • maior motivação da equipe;
  • eliminação de pausas não planejadas;
  • redução de custos operacionais;
  • maior conhecimento dos colaboradores e líderes através de capacitações;
  • organização otimizada do chão de fábrica;
  • foco na gestão da qualidade total, impactando fornecedores, concorrentes, clientes e funcionários.

Com isso tudo, fica clara a necessidade de se realizar a manutenção produtiva total de sua empresa, para que os processos estejam em dia,  os problemas possam ser evitados e a qualidade do serviço/produto seja cada vez melhor!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *