Aprenda o que significa a sigla IHM e suas aplicações

A evolução tecnológica tem crescido cada vez mais, permitindo um crescimento muito grande por parte dos dispositivos móveis, tão usuais e fundamentais no dia a dia, seja para qual for o objetivo: trabalho, lazer, pagamento de contas, estudo e afins. Da mesma forma que investir na segurança do trabalho tem sua importância no processo, buscar tecnologias avançadas, também tem.

Apesar de toda essa evolução tecnológica, o homem ainda é peça importante no processo produtivo, uma vez que, mesmo com as máquinas, têm o poder e a capacidade de realizar as tarefas necessárias. Um exemplo da importância do homem nisso, é a IHM.  

O que significa a sigla IHM?

A sigla IHM significa Interface-Homem-Máquina ou Interação-Homem-Máquina e se trata de softwares/aplicações em tela que tem o objetivo de facilitar a interação humana com dispositivos automáticos/digitais. 

Por exemplo, a tela do dispositivo no qual você está lendo este conteúdo neste momento, pode ser considerada uma IHM, assim como as telas de caixas eletrônicos e totens de autoatendimento em geral. Se não fossem essas telas, os usuários iriam se deparar diretamente com os códigos e dados da máquina e isso só um engenheiro de software conseguiria compreender.

Outro exemplo, para ficar mais claro, são os controladores lógicos programáveis, instalados em residências e que podem automatizar processos, como, por exemplo:

  • a abertura de cortinas;
  • o acionamento do ar condicionado;
  • o monitoramento de ambientes internos e externos;
  • a visualização de imagens das câmeras.

Benefícios da IHM

O IHM, além de tudo, ainda tem benefícios para quem usa, como os que vamos apresentar em seguida.

  • Pode  ser aplicada em praticamente todo tipo e para todas as funções de uma máquina;
  • Permite a revisão e monitoramento de processos;
  • Faz o diagnóstico de problemas;
  • Acompanha o tempo de produção;
  • Supervisiona KPIs;
  • Monitora entradas e saídas;
  • Visualiza dados do sistema;
  • Confere a execução de um sistema.

Como o IHM é aplicado no contexto industrial? 

Antes do surgimento do IHM, o controle dos equipamentos industriais era feito por meio de botões em um painel gigante,  mais complexo e com muitos comandos, que causava confusão e baixa produtividade da linha. Após o surgimento, os operários passaram a entender melhor o funcionamento dos equipamentos e passaram a administrá-lo sem complicações

 

Os IHMs possibilitaram que esses comandos pudessem ser disponibilizados em telas com representações visuais de compreensão, através de um layout intuitivo com textos, botões e outros elementos que orientassem o uso para a pessoa. 

Além disso, facilitaram para que os operários e gestores pudessem acessar dados da linha de produção por meio de recursos gráficos customizáveis e muito mais expressivos. Portanto, para a indústria automatizada, quanto mais fácil de usar a IHM, mais econômico e eficiente é o trabalho

Visto isso tudo, o IHM prova ser uma solução para os negócios, uma vez que permite que todo o processo seja gerenciado e monitorado para se identificar possibilidades de melhoria e formas de ganhar eficiência. Se você precisa de equipamentos para otimizar e melhorar sua empresa, acesse o site da Instrusul

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *