Paquímetro

Paquímetro: como medir com este instrumento

Para quem trabalha com pequenas peças e quer garantir medições precisas, o paquímetro é o instrumento de medição mais indicado. Ele serve para realizar medições de pequenas peças, através de uma régua graduada, sobre a qual desliza um cursor.

Ele é mais preciso que uma trena, por exemplo, porque conta com dois bicos de medição (um ligado diretamente à escala e outro ao cursor). Também conta, normalmente, com as medidas em milímetros e em polegadas.

Aplicações do paquímetro

Na prática, o setor industrial é o principal segmento onde o paquímetro é utilizado. Um exemplo são as medidas dos parafusos ou dos tubos. De qualquer forma, o instrumento também pode ser usado para outros segmentos.

Alguns profissionais que podem vir a usar muito o paquímetro, são: arquitetos, mecânicos, eletricistas, marceneiros, serralheiros, entre outros. O equipamento é considerado quadrimensional, por realizar quatro tipos de medidas, tendo as principais aplicações com:

  • Medição externa;
  • Medição interna;
  • Medição de profundidade;
  • Medição de ressaltos.
Partes do paquímetro
Fonte: Metrologia Blogger

Também vale a pena ressaltar que existem vários tipos de paquímetro (universal, com relógio, com bico móvel, de profundidade, digital, duplo…). Porém, o modelo mais utilizado é o universal, que realiza medições internas, externas, de ressalto e de profundidade..

Como usar o paquímetro

Vamos explicar para você, através de um breve passo a passo, como usar o paquímetro para realizar medições:

  1. Saiba qual é o objeto que você vai medir e deixe-o bem posicionado no centro da parte de medição. Nesse momento, você também já deve saber qual dos quatro tipos de medida você quer realizar.
  2. Observe onde o zero (0) do cursor móvel (nônio) está no momento e qual número do cursor fixo está coincidindo.
  3. Caso o número zero tenha ficado exatamente alinhado com um número superior, esta já é a medida exata. Caso tenha ficado entre dois números (por exemplo, o 3, significa que o primeiro número da medida (à esquerda do zero) será 3mm, porém ainda é necessário descobrir qual a numeração à direita da vírgula que completa a medição.
  4. Por último, verifique qual marcação coincide com ambas escalas, no cursor fixo e no cursor móvel. Observando qual marcação coincidiu, você terá seu segundo número, que representa os décimos de milímetros.

Atenção: quando, na medida, a coincidência das marcações ocorrer entre dois números inteiros da escala móvel, você precisará de uma terceira medida. Ela será a precisão dos centésimos, que normalmente fica no canto direito do cursor móvel.

Cuidados para garantir uma medição precisa

Para que os resultados estejam garantidos, separamos algumas dicas que ajudarão no manuseio do paquímetro:

  • Nunca desmonte o equipamento, nem deixe-o exposto ao sol;
  • Sempre mantenha o cursor e o encosto limpos para garantir medidas precisas;
  • O objeto que será medido deve ser posicionado corretamente entre as orelhas e bicos do paquímetro;
  • Não utilize força para medir os objetos, evitando choques e movimentos bruscos;
  • Para retirar o objeto do paquímetro, sempre abra o cursor móvel.

Agora você está pronto para utilizar seu paquímetro da melhor maneira. Leia também Como realizar a calibração do paquímetro. Até mais!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *