Entenda para que serve o inclinômetro e suas vantagens!

O inclinômetro, também conhecido como clinômetro ou hipsômetro, é um aparelho utilizado para medir ângulos de inclinação e elevação, além de ser utilizado para a monitorização de obras geotécnicas, como os túneis. 

Há diferentes tipos de inclinômetros, como, por exemplo, os em formato de um simples pêndulo, os que são naturalmente embutidos no cordão de uma bússola e os digitais, muito usados atualmente. 

Tipos de inclinômetros

Inclinômetros manuais

Este é um tipo mais antigo de inclinômetro, que tem um tubo de vidro com um líquido e uma bolha de ar no interior. Enquanto ele se move, a bolha permanece nivelada e sua posição mostra o ângulo de inclinação em uma escala.

Além desse modelo, existe o inclinômetro manual que utiliza um pêndulo. Nele, o peso é colocado sobre uma haste, capaz de se mover livremente. Uma escala é utilizada como guia, independente da orientação e o peso é mantido para baixo pela gravidade, enquanto a escala se move. O número indicado pela haste é o ângulo de diferença, medido em graus.

Inclinômetros digitais

O inclinômetro digital é capaz de ler ângulos com alto grau de precisão, utilizando um giroscópio interno para medir a direção da força da gravidade. O giroscópio permanece em uma posição, sem importar a orientação e quando colocado em um objeto sólido, o inclinômetro compara o ângulo do objeto com o giroscópio e exibe o resultado em um visor digital.

Há também o inclinômetro de mercúrio que funciona de forma parecida. Ao invés de um giroscópio, usa-se mercúrio líquido. Quando o dispositivo é operado, o mercúrio líquido permanece nivelado. Já que o mercúrio conduz eletricidade, os contatos podem detectar o ângulo do dispositivo em comparação ao nível do líquido e o resultado também é exibido em um visor.

Onde usar o inclinômetro?

Seja o manual ou o digital, o inclinômetro pode ser usado para mais de uma situação, como medir um ângulo de um ponto, como uma estrela, ou para controlar o deslocamento de um objeto, como um edifício, por exemplo. 

Ele é um aparelho muito indicado para serviços como nivelamento de pisos e instalação de rodapés, instalações de portas e janelas, construção de esquadrias e telhados, e montagem de gôndolas em lojas.

Portanto, fica claro que o inclinômetro é um aparelho muito recomendado e que, além de tudo, acompanha o avanço tecnológico, permitindo praticidade e facilidade em sua utilização no dia a dia, seja qual for a situação para o uso.

Onde comprar os inclinômetros

Na Instrusul você encontra os melhores modelos de inclinômetros para o seu negócio, como, por exemplo, o medidor de inclinação digital Digimess 0-360º x 0,05º 272.300, medidor de inclinação digital com calibração, medidor de inclinação digital de bolso e muito mais.

Além disso, na Instrusul você ainda tem as melhores promoções e condições de pagamento. Não perca a oportunidade e faça seu orçamento!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *