Piscicultura

Piscicultura: tudo o que você precisa saber!

A piscicultura é um ramo promissor dentro do agronegócio, com grande potencial para geração de renda em várias localidades do Brasil. Graças à enorme faixa litorânea e aos abundantes recursos hídricos do território brasileiro.

Se você tem interesse em ingressar no ramo, indicamos estudar o modelo de negócio, os procedimentos e cuidados que precisam ser tomados para que a criação de peixes seja produtiva e lucrativa.

No post de hoje, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre a piscicultura antes de botar a mão na massa e começar a sua. Acompanhe a leitura!

Como começar minha piscicultura?

O primeiro passo para começar sua criação de peixes é escolher o local apropriado. A chave para o sucesso do negócio é a infraestrutura, levando em conta a qualidade da água e do solo, a topografia do terreno (se possui relevo ou não) e as características do clima.

Onde posso criar peixes?

O tipo de local escolhido fica a seu critério (depende também da disponibilidade de espaço que você tem). Dá para instalar sua piscicultura no mar, em represas, barragens, viveiros ou lagos naturais e artificiais.

Tenha atenção especial aos principais parâmetros de qualidade da água! O local precisa oferecer meios para um bom controle da temperatura de água e dos níveis de oxigênio, gás carbônico, pH, amônia e turbidez.

Tudo isso para garantir a saúde e a reprodução dos peixes e assegurar sua produtividade! Conheça aqui no blog da Instrusul os principais equipamentos para análise de água que podem ser úteis para desenvolver sua piscicultura.

É importante também instalar uma estrutura adequada de contenção para evitar a fuga de peixes e a entrada de outros animais predadores. De preferência, essa contenção deve ser feita em arame galvanizado revestido de polietileno.

Preciso de autorização para desenvolver minha piscicultura?

Sim! É preciso regularizar a criação de peixes junto ao órgãos públicos antes de iniciar a exploração do local para produção.

Em São Paulo, por exemplo, o produtor deve procurar a Companhia Ambiental do Estado para receber o licenciamento ambiental e a outorga da água e fazer registro junto à Secretaria de Agricultura do Ministério da Agricultura.

Ou seja, pesquisar quais são as autoridades competentes no seu estado ou região e quais documentos devem ser providenciados para a regularização é um procedimento muito importante antes de começar a criação.

Que tipos de peixes posso criar?

A seleção de espécies de peixes da sua piscicultura depende de vários fatores. Em primeiro lugar, elas devem ser oriundas de outros produtores credenciados, com qualidade e ausência de doenças comprovada.

Depois, a escolha fica a critério das características do peixe. Recomendamos que você procure espécies resistentes, com boa taxa de crescimento e reprodução.

Também vale se informar sobre as preferências do perfil de consumidor para o qual a venda se destina (quanto ao sabor e à textura do animal). Algumas raças de peixes indicadas para cultivo em piscicultura são:

  • tilápia;
  • carpa;
  • pacu;
  • lambari;
  • dourado.

Cuidados importantes para a manutenção da sua piscicultura

Para garantir que sua piscicultura seja produtiva e renda bons frutos, não basta apenas colocar os peixes em local apropriado, certo? É preciso manter uma rotina de cuidados básicos com a criação!

Alguns fatores que fazem a diferença e podem ser a chave para melhorar sua lucratividade:

  • boa qualidade da ração;
  • maior frequência de alimentação dos peixes;
  • separação dos casais para reprodução de 15 a 30 dias;
  • tanque reservado para as ovas no primeiro mês de vida.

Conclusão

Agora que você já está bem informado sobre tudo que você precisa saber sobre piscicultura, pronto para começar a sua?

Aposte neste ramo e tenha ótimas perspectivas de renda e ganhos futuros! Boa sorte!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *