Entenda a importância da gestão de recursos hídricos na indústria

Dentro do contexto industrial, a água é necessária para a produção ou exploração de bens. A gestão de recursos hídricos na indústria é parte fundamental desse processo, afinal, repercute no meio ambiente e nas despesas da empresa.

Por isso, a Instrusul apresenta o conteúdo a seguir com a importância dessa iniciativa, disponibilizando dicas e sugestões de como fazer a gestão dos recursos hídricos corretamente. Boa leitura!   

O que são recursos hídricos?

Entendemos como recursos hídricos a água extraída do subterrâneo, da atmosfera ou da superfície terrestre. Diversas atividades econômicas dependem disso para produzir e é compreensível surgirem dúvidas sobre como funciona o controle de qualidade da água em indústrias

Os impactos desse uso repercutem diretamente no meio ambiente e essa preocupação tem sido pauta cada vez mais recorrente na mídia. Por isso, gerir corretamente é o caminho recomendado para não faltar água, como também evitar riscos de contaminação e prejuízos.  

Como gerir recursos hídricos na indústria? 

Apesar do Brasil apresentar grande disponibilidade de recursos hídricos, este número não acompanha o crescimento demográfico e a qualquer momento pode faltar. 

Existem leis e decretos nacionais que propõem medidas para preservar a água, mas a solução envolve também outras iniciativas. Por isso, para promover a gestão de recursos hídricos na indústria é importante a implementação de diversas ações em conjunto.

Conscientização da equipe interna

Este consenso deve passar por todos os envolvidos na produção, desde administradores a gerentes e colaboradores operacionais.

Se cada pessoa pensar e agir corretamente, é possível diminuir desperdícios e contribuir com estratégias eficazes para serem aplicadas coletivamente. 

Setor exclusivo para controle e análise de qualidade da água 

A criação de um setor voltado exclusivamente para este assunto contribui para um direcionamento eficaz da qualidade da água na irrigação.  

Delegar uma equipe responsável pela análise da água utilizada é o primeiro passo para desenvolver estratégias eficazes e podem incentivar alguns questionamentos:

  • a água tem substâncias tóxicas ou componentes agressivos ao meio ambiente?
  • a água volta para o meio ambiente?
  • a água é tratada corretamente antes ou depois da utilização?
  • nossas atuais atitudes são ambientalmente corretas?

Otimização de reservatórios de água 

A tecnologia tem melhorado cada vez mais a performance de reservatórios e caixas d’água, garantindo a preservação das propriedades benéficas. 

Valorizar a otimização destes reservatórios, além de evitar vazamentos e garantir economia na conta de água, contribui também para impedir contaminações e vazamentos que possam comprometer a procedência do produto final. 

Manutenção correta e regular 

Tudo começa na instalação, priorizando processos eficazes e corretos. Não adianta ter equipamentos tecnológicos e bem qualificados se a manutenção não é feita corretamente ou não está em dia.

A periodicidade na limpeza adequada nunca deve ser deixada de lado, assim como as vistorias e manutenções preventivas. No fim do ano, o balanço deve ser positivo, tanto para o planeta como para o orçamento da empresa.   

Agora que você já sabe como atuar corretamente na gestão de recursos hídricos, comece já a implementar estas ações! 

Acompanhe o blog Instrusul para outros conteúdos interessantes e fique por dentro das melhores dicas e práticas industriais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *