O uso de termômetro para alimentos é super importante para a indústria e o comércio do setor alimentício.
É com esse instrumento que você consegue aferir a temperatura de alimentos e receitas culinárias, garantindo que estejam bem preparados ou conservados.
Ter esse controle ajuda sobretudo a determinar o ponto certo de cozimento dos alimentos. Assim você garante a qualidade do preparo culinário e a segurança dos consumidores, evitando contaminação por microorganismos que causam intoxicação alimentar.
Leia outro conteúdo aqui no blog da Irrigat que explica em mais detalhes a importância de medir a temperatura dos alimentos!
Se você é encarregado de fazer esse trabalho de aferição, precisa conhecer os diferentes tipos de termômetros que existem e seus usos mais comuns. Continue a leitura do post para conferir os principais!
1 – Termômetro espeto
O termômetro espeto, também chamado de termômetro de penetração, serve para medir a temperatura no interior do alimento.
É só penetrar o cabo longo (espeto) dentro do alimento e verificar a temperatura no leitor digital presente na base do termômetro. A variação de temperatura que ele costuma medir é bem ampla: pode ir de – 50Cº a 300Cº.
O termômetro espeto é útil para restaurantes e bares que trabalham com pratos e receitas que precisam ter uma temperatura interna específica para serem servidas aos clientes. Por exemplo, carnes, bolos, tortas e bebidas extremamente geladas como chopp.
2 – Termômetro infravermelho
O termômetro infravermelho é outro tipo de termômetro para alimentos bastante utilizado no setor alimentício.
Diferentemente do espeto, ele não é introduzido no alimento ou na comida preparada. A temperatura é medida a distância por meio de uma mira a laser apontada para o alimento. Ele também conta com display digital.
O termômetro infravermelho serve para fazer medições rápidas, mas capta somente a temperatura superficial do alimento. Por isso não é tão indicado para uso em restaurantes e bares que servem receitas culinárias mais elaboradas.
Por outro lado, ele funciona bem para frituras, óleos, sopas, caldos, bebidas e alimentos mais “líquidos”, que têm cozimento mais homogêneo. Ou para fazer medições em locais com altas temperaturas que não são seguros de acessar, como caldeirões industriais.
3 – Termômetro de forno
O termômetro de forno completa nossa lista de instrumentos utilizados para medir a temperatura de alimentos.
Ele é colocado diretamente dentro do forno doméstico ou de pedra, próximo do alimento que está sendo cozido ou no meio da grelha mesmo. Também não é introduzido na receita.
É um instrumento útil porque os termômetros próprios dos fornos muitas vezes têm uma grande margem de erro, registrando temperaturas equivocadas que podem comprometer o preparo do prato.
Cuidados ao utilizar um termômetro para alimentos
É preciso higienizar o termômetro antes e depois do uso (importante guardá-lo limpo). Especialmente o tipo espeto, que é introduzido no interior do alimento, para evitar acúmulo de germes e bactérias.
Outro cuidado importante é deixá-lo sempre calibrado. Alguns modelos disponíveis na Instrusul já vêm com certificado de calibração de loja. Porém, lembre-se de realizar a calibração pelo menos uma vez ao ano.
Desejamos sorte na escolha e no uso do seu tipo de termômetro para alimentos! Até a próxima! 🙂