Risco de Choque Elétrico

Risco de choque elétrico no trabalho: como evitar

Existem diversas situações no cotidiano dos profissionais que trabalham diretamente com energia elétrica que podem trazer danos bastante graves para suas vidas. Para trabalhar nesta área, é preciso ter em mente que a função de eletricista deve ser exercida por um profissional qualificado, habilitado e autorizado. Ainda, o profissional deve ser treinado adequadamente pela empresa na qual presta serviço.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Cobre (Precobe), associação que defende o mercado do cobre e seus trabalhadores, o Brasil registrou em 2016 aproximadamente 600 mortes por acidentes com eletricidade. O número é bastante considerável, visto que os acidentes poderiam ser evitados.

No conteúdo a seguir, listamos algumas dessas situações e damos dicas para você tomar algumas medidas de segurança para diminuir o risco de choque elétrico e falamos também sobre os equipamentos que podem fazer toda a diferença para a segurança do colaborador. Confira!

Água e equipamentos elétricos não combinam

A água é um importante condutor de eletricidade. Fique atento para não estar próximo da água e de fontes de energia enquanto estiver trabalhando. Também procure não manusear equipamentos se estiver com o corpo ou o uniforme molhados.

Outra dica: se deixar cair acidentalmente um equipamento na água enquanto ele está energizado, não tente recuperá-lo. Você certamente está correndo o risco de receber um choque elétrico.

Utilize réguas e cabos dentro dos padrões de segurança

Ao utilizar réguas e cabos para a conexão de equipamentos, tenha certeza de que você está utilizando-os dentro da capacidade máxima de corrente elétrica, que é medida em ampere.

Uma boa maneira de verificar a amperagem é utilizando o amperímetro, instrumento que mede a intensidade do fluxo de corrente elétrica em fios condutores. O amperímetro deve sempre ser usado em voltagens moderadas, para que o equipamento não seja danificado.

Leia o conteúdo: Amperímetro: entenda como funciona

Fique atento a fios desencapados

O fio desencapado é um item que pode gerar uma situação de perigo! Um bom profissional sempre está atento para o momento correto em que a troca dos fios e cabos deve ser realizada, evitando alguma situação de risco.

Verifique a voltagem do aparelho

Verifique sempre se a voltagem do aparelho que você irá conectar na tomada é compatível com a voltagem da instalação elétrica do local. Isso serve para não queimar aparelhos ou não provocar algum dano físico no ambiente. Se você não tem certeza sobre a voltagem do local, utilize o voltímetro ou multímetro para fazer uma medição.

Leia o conteúdo: Saiba como funciona o voltímetro

Fique atento ao risco de curto-circuito

O curto-circuito acontece quando a corrente elétrica que chega pela tomada é muito maior que a corrente que o aparelho pode suportar. O excesso de energia é transformado em calor e pode acabar derretendo o fio, podendo provocar até um incêndio. Para evitar essa situação, evite ligar diversos equipamentos na mesma tomada e fique atento a fios desencapados (como já citamos acima).

Você pode detectar um possível curto-circuito se houver:

  • cheiro de queimado;
  • tomadas manchadas;
  • quedas de energia.

Tente diminuir a sobrecarga de aparelhos. Desconecte alguns deles da tomada e sempre adeque a capacidade do sistema elétrico do seu local de trabalho ao seu consumo de energia.

Outro equipamento que pode ser bastante útil para tornar o seu trabalho mais seguro é o wattímetro, que avalia e potência elétrica. Basicamente, o wattímetro é utilizado para monitorar eventuais picos de tensão e interrupções, auxiliando na economia de energia elétrica.

Leia o conteúdo: Como funciona o wattímetro

Esperamos que o nosso conteúdo tenha sido útil para você e para a sua empresa e que ajude a diminuir os risco de choque elétrico. Confira os aparelhos citados acima no site da Instrusul.

Com esses equipamentos, as medidas de controle para risco de choque elétrico serão diminuídas. Qualquer dúvida sobre os equipamentos citados no post, entre em contato com a nossa equipe! Ficaremos satisfeitos em atendê-lo. Até mais!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *