Radiômetro

Radiômetro: para que serve e como aplicar

O radiômetro é um instrumento muito importante para a segurança do trabalho. O aparelho é um medidor de radiação nuclear e deve ser usado por operadores da indústria de transformação, como mineração ou extração de petróleo.

Que tal aprender para que serve e como aplicar esse dispositivo indispensável para a segurança na indústria? Abaixo, nós, da Instrusul, fizemos um conteúdo completo para você se informar sobre o assunto e garantir a segurança para o dia a dia no seu trabalho. Confira!

Afinal, o que é um medidor de radiação nuclear?

Servindo como um instrumento de medição, o radiômetro é um sensor espectral usado para mensurar a energia das radiações ionizantes vazadas em um ambiente de exploração de matéria-prima. Geralmente, o dispositivo é composto de um termopar (par termoelétrico) ou, em outros casos, um bolômetro para avaliar os níveis elementos radioativos através das moléculas do ar.

Esse aparelho consegue absorver energia do lugar e o converte em um sinal para que a pessoa que está medindo consiga obter respostas do ambiente. Para fazer isso, o radiômetro pode usar todos os tipos de detectores, inclusive os “térmicos”. É capaz também de medir a velocidade da luz.

Com esse ambiente avaliado e sabendo a dose de radiação que um trabalhador pode ter contato, o risco de contaminação ou irradiação pode ser contido, garantindo a radioproteção para quem opera em lugares que podem exalar radiação nuclear.

Principais aplicações do radiômetro

  • Mineração: importante para a aquisição de dados de um ambiente, o radiômetro usado em minas serve para manter o nível de radiação em níveis inferiores ao recomendado, já que o solo naturalmente emite radioatividade a partir da exploração e dos materiais encontrados, estocado em tambores;
  • Exploração de petróleo: também conhecido como plataformas de petróleo onshore ou offshore, os lugares que manejam a exploração de petróleo são considerados nocivos para a saúde. O radiômetro entra para fazer as medições das borras, material incrustado ao petróleo, provenientes dos elementos Urânio-238 e Tório-232, e áreas de armazenagem;
  • Exploração de gases: assim como na exploração de petróleo, a indústria de extração de gás também acaba gerando e acumulando radioatividade. A vantagem do uso do radiômetro, nesse caso,é manter uma linha de produção industrial segura durante o seu funcionamento e também em um possível processo de descomissionamento — que é quando uma planta de produção é desativada e acaba deixando alguns materiais poluentes e radioativos no local — dentro dos padrões internacionais.

Desvantagens de não adotar um radiômetro

Como já dissemos, as radiações ionizantes são muito prejudiciais à saúde humana. O não uso do aparelho pode resultar em contaminação e exposição excessiva a materiais radioativos. Este conteúdo está em diversos ambientes da indústria, desde o momento da extração, passando pelo transporte e até mesmo na produção das substâncias químicas.

Além disso, ao preferir não adotar um radiômetro, sua empresa pode estar fora dos parâmetros estabelecidos pela lei orientada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Normas CNEN), além dos danos físicos aos colaboradores envolvidos (podendo chegar até o óbito) e custosos processos trabalhistas para seu negócio.

Esperamos a aplicação do medidor de radiação nuclear ou radiômetro tenha ficado mais clara o. Por aqui, na Instrusul, possuímos diversos aparelhos de medição para garantir o melhor para o seu negócio. Para saber mais sobre o assunto,conheça 8 aparelhos de medição para segurança do trabalho e adquira o seu! Até mais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *