Pessoa segurando megômetro

Megômetro: o que é, para que serve e como funciona!

O megômetro, também conhecido como megger, é um instrumento de medição do fluxo de corrente elétrica. De forma simples, ele basicamente gera e aplica uma tensão – que varia entre 500 e 15000V – em um equipamento para realizar a leitura precisa da corrente elétrica capaz de passar por ele. Quer entender melhor como funciona o megômetro? Confira abaixo!

Para que serve o megômetro?

A partir da geração e aplicação de tensão elétrica, a principal função desse instrumento é medir valores elevados de resistência (a resistência é a oposição de um corpo à corrente elétrica que passa por ele) de motores, transformadores.

O instrumento é bastante usado nos testes de isolação, que servem para identificar a integridade dos enrolamentos ou cabos em motores de transformadores e de mecanismos de distribuição e instalações elétricas. O aparelho é capaz de indicar possíveis pontos de fuga de corrente elétrica.

Essa prática que o megômetro “protagoniza” é de grande importância para a segurança pública e pessoal de quem trabalha na área. Averiguando a integridade dos itens, evita curto-circuitos, incêndios e outros acidentes. Além disso, permite acompanhar o nível de deterioração (natural) dos materiais.

Diferença entre os dois modelos de megômetro

Existem dois modelos principais de megômetro. Os digitais possuem display digital e funcionamento por botões. Enquanto isso, os modelos analógicos têm marcadores no estilo relógio e o funcionamento é por meio de manivela.

Independente dessa diferença estética e tecnológica que acaba influenciando no modo como são operacionalizados, a função e o desempenho se mantêm os mesmos!

Os resultados gerados por eles são em ohm, a unidade de medida da resistência elétrica, padronizada pelo Sistema Internacional de Unidades. Ela faz relação entre tensão (em volts) e corrente (em ampéres) sobre um elemento.

Megômetro x Ohmímetro

Você provavelmente se deparou ou deparará com o questionamento da diferença entre o megômetro e o ohmímetro. Então, separamos uma breve explicação!

O ohmímetro funciona basicamente da mesma forma que o megômetro: aplicando uma tensão elétrica à uma resistência para, assim, medir a oposição do material à corrente elétrica gerada. Como o próprio nome sugere, os resultados também são medidos em ohms, mas são instrumentos com capacidade de tensão diferente.

Podendo ser uma das funções de um multímetro ou um aparelho individual, o ohmímetro é usado em testes com menor tensão. É utilizado, por exemplo, em testes de circuitos eletrônicos – aplicados principalmente em televisores e outros aparelhos.

Já o megômetro, como já explicado, tem função de medir valores mais elevados de resistência elétrica. É utilizado em aparelhos com grande porte e tensão, como motores e transformadores.

Megômetro: Como funciona

É importante entender como todo o processo ocorre e como identificar possíveis problemas nas correntes testadas. Entenda, passo a passo, como é feita a medição utilizando este aparelho.

  1. O primeiro passo é se certificar de que a alimentação elétrica dos fios ou circuitos que você vai utilizar estão desligadas. Isso garante que não exista qualquer tensão e a segurança seja mantida!
  2. Após, conecte um dos bornes (peça metálica onde se liga o componente elétrico) do megômetro ao quadro elétrico ou ao fio terra do sistema elétrico que você irá testar. Para o teste em motor, o cabo deve ser ligado à estrutura de metal deste.
  3. Conecte o outro borne do megômetro na extremidade do fio de cobre que esteja sem revestimento. Se for o caso do motor, conecte a um dos terminais. Lembre-se de manter a outra extremidade do fio que será testado coberto com fita isolante ou ao ar livre!
  4. Agora é hora de botar o instrumento para funcionar! Se for digital, ligue o aparelho. Se for analógico, coloque a manivela para funcionar. O teste deve gerar a alta tensão em um tempo de 2 a 5 segundos.
  5. Por fim, se faz a análise de resistência de isolamento com base na leitura do aparelho. Leituras de resistência que apontem valores menores a 1,5 megaomhs, demonstram que há algum problema nos fios ou no motor que foi testado. A resistência de isolamento ideal tem valores acima de 999 megaomhs.

Agora você já sabe tudo sobre o megômetro e como funciona esta ferramenta. Conte com a Instrusul para garantir os melhores instrumentos de medição do mercado. Basta entrar em contato conosco!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *