hidroponia de alface

Como cultivar hidropônicos em casa: Passos e cuidados!

A hidroponia é um sistema de cultivo de plantas que não precisa de solo de terra, tendo suas raízes na água e a plantação realizada, geralmente, dentro de estufas. Existem várias vantagens em fazer este tipo de plantação, como o baixo investimento e a qualidade das plantas. Justamente por isso, é um sistema cada vez mais pesquisado e conhecido.

Além de muito usado profissionalmente por empresas que cultivam em larga escala, também existem formas de montar um pequeno sistema hidropônico e garantir o cultivo de vegetais com maior qualidade, sem sair de casa. Aprenda como cultivar hidropônicos em casa!

Como cultivar (passo a passo)

Por conta de não precisar do tradicional solo de terra, os sistemas hidropônicos podem ser construídos em qualquer lugar, desde que se tenha luminosidade. Ou seja, até mesmo na varanda de um apartamento é possível cultivar plantas em hidroponia, desde que pegue sol.

Existem kits de cultivo prontos sendo comercializados no mercado. Estes tipos já vem completos, com bancada, bomba e todos os acessórios necessários. Porém, justamente por ser um sistema simples, é possível construí-lo todo em casa!

Para montar sua própria hidroponia em casa, veja os principais itens a cuidar!

1 – Canal para cultivo

O material mais usado são os tubos de PVC, geralmente com diâmetro de 10 a 20 cm. Adquira a metragem que você quiser, conforme o seu espaço disponível e não espeça das tampas para fechá-los.

O próximo passo é fazer os furos no tubos em que ficarão as plantas. A serra copo é a ferramenta adequada para isso. Os furos devem ficar, aproximadamente, com 15 cm de distância um do outro. Além disso, lembre-se de instalar os canais com uma leve inclinação para facilitar a circulação da água.

2 – Bancada

A bancada é essencial para sustentar os canais de cultivo, se não forem do tipo preso na parede. Essa sustentação pode ser feita com madeira ou até tubos de PVC mais finos.

hidroponia com tubos de pvc
Fonte: Nvnt

3 – Solução nutritiva

É necessário um reservatório para armazenar a solução nutritiva – uma mistura de água, sais e minerais que garante os nutrientes essenciais para o crescimento saudável das plantas (você pode fazer em casa ou comprar pronta). Pode ser um galão de água ou algum outro tipo de recipiente que deve ser ligado ao canal através de uma mangueira que faça esta conexão:

reservatório ligado ao primeiro tubo > o primeiro tubo ligado aos demais > último tubo ligado ao reservatório (novamente).

Perceba que a solução irá passar pelos canais de cultivo, dando os nutrientes necessários para as plantas através das raízes, e retornar para o reservatório.

4 – Transporte da solução nutritiva até os tubos de cultivo

Para que a solução nutritiva chegue até os canais de cultivo, é preciso utilizar uma bomba que a transporte até lá. Pode ser o mesmo tipo de bomba que se usa em aquário: você encontra em agropecuárias. A vazão pode ser de 100L/hora, mas considere sempre o tamanho da sua hidroponia.

Vantagens e cuidados no cultivo de hidropônicos

Como já falamos, construir uma horta hidropônica em casa traz várias vantagens. As principais são:

  • o custo é baixo e a montagem é fácil;
  • você pode plantar vários tipos de plantas como alface, rúcula, tomate, morango ou temperos;
  • as plantas serão sem nenhum tipo de agrotóxico, ou seja, orgânicas;
  • a horta pode ser do tamanho que você quiser, dependendo da necessidade e espaço disponível.

Apesar das facilidades, alguns cuidados indispensáveis precisam ser tomados:

  • deixe as plantas expostas ao sol no mínimo 4 horas por dia;
  • não deixe pegar pó na plantação, pois prejudica a ação da luminosidade;
  • atente-se à qualidade e aos nutrientes presentes na composição da solução nutritiva;
  • você deve fazer o acompanhamento da água com um kit hidroponia.

Agora você já sabe como cultivar hidropônicos e que é possível fazer isso na sua própria casa ou apartamento. As vantagens são várias, mas também preste atenção nos cuidados. Conte com a Instrusul para adquirir os melhores instrumentos para a análise da água e garantir um cultivo de maior qualidade!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *