O aumento da população e desenvolvimento desordenado das cidades são fatores que contribuem para elevação do consumo de água no mundo. Por causa disso, uma maneira de sermos mais sustentáveis é pensar no reuso da água da chuva.
Com essa questão em mente, separamos algumas dicas e informações sobre como fazer o tratamento da água da chuva, se tornando apta e potável para o consumo humano.
Como tratar a água da chuva
O processo para tratar a água da chuva pode ser realizado em casa mesmo, sem grandes dificuldades. A purificação deve começar a partir da sua captação que deve ser feita em recipientes devidamente higienizados.
Assim que toda a água for captada, o ideal é que o líquido passe por filtração. Esse procedimento serve para remover partículas, microorganismos e também reter as impurezas indesejadas. Vale comentar que a filtração consegue agir na coloração ou sabor da água, já que o filtro serve apenas para bloquear a passagem de vida microscópica.
Outro processo que pode ser feito para purificar ainda mais a água é fervê-la por pelo menos cinco minutos, para eliminar as bactérias que podem ter passado pela filtração. Entretanto, antes de consumi-la, é importante analisar o aspecto e qualidade da água da chuva para que a mesma não cause problemas para a saúde de quem está consumindo o líquido.
Como analisar a água da chuva
Para aprofundar ainda mais o assunto, vamos comentar sobre os elementos que devemos ter cuidado na água para consumo humano. Um deles é o pH, que pode ser medido através do pHmetro. É com esse medidor formado por eletrodos que descobrimos o potencial hidrogênico da água com maior precisão.
Conforme a portaria 2.914 do Ministério da Saúde, o pH da água para consumo humano deve ficar entre 6 e 9,5 (dentro de uma escala em que 0 é o grau de acidez máxima e 14 é considerado o grau de alcalinidade máxima).
De uma maneira geral, as águas minerais encontradas no mercado podem ter pH entre 4 e 9 – um parâmetro adequado de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com o Departamento Nacional de Produção Mineral e também com a Organização Mundial da Saúde.
Saiba mais sobre como medir o pH da água!
Outro fator preocupante na água é alcalinidade. Essa grandeza mede a capacidade dos ácidos neutros nos líquidos. Para descobrir se a água da chuva está dentro dos padrões previstos, entre 80 e 120 ppm (partes por milhão), basta usar uma fita teste de alcalinidade. O processo é rápido e simples, entretanto, se você ainda possui dúvidas sobre o assunto confira o nosso conteúdo que fala sobre como medir alcalinidade da água.
Ainda sobre analisar a água da chuva, outro aspecto que devemos ter cuidado é com a salinidade. Em geral, uma solução de água pode conter sais inorgânicos, mas, como já dissemos, tudo que há em excesso pode ser prejudicial para nossa saúde. Para saber tais informações, basta adquirir um aparelho de medidor de condutividade.
Saiba mais sobre salinidade da água aqui!
O reuso da água da chuva é realmente importante para as nossas vidas, não é mesmo? Se você se interessou pelo assunto e deseja adotar o processo de reuso da água, saiba quais são os equipamentos indispensáveis para uma análise de qualidade. Qualquer dúvida, deixe um comentário para a nossa equipe nos comentários. Até a próxima!