Calibração

Por que é necessário calibrar um sistema de medição?

Os sistemas de medição sempre precisam ser calibrados com frequência. Equipamentos que medem errado podem acabar induzindo os profissionais ao erro e, consequentemente, resultando em trabalhos de baixa qualidade. Ainda, é preciso dizer que os equipamentos de medição nunca fornecem um resultado com 100% de exatidão, sendo a calibração um procedimento essencial.

As principais vantagens da calibração são:

  • Aumento da qualidade dos resultados expressos;
  • Redução da variação dos resultados obtidos;
  • Prevenção de eventuais defeitos;
  • Aumento da segurança para os funcionários da empresa;
  • Aumento da compatibilidade com medições realizadas por outras empresas.

Os sistemas de medição que realizam controle de qualidade na produção de outros itens são aqueles que mais precisam passar pela calibração. Com a realização do procedimento, toda a equipe ganha em precisão dos resultados e na qualidade do produto entregue pela sua empresa.

Geralmente, o laboratório ou profissional que realiza a calibração dos equipamentos compara os dados fornecidos por este com o padrão de referência do fabricante. Esse padrão deve ser rastreável a um padrão nacional ou internacional (dependendo da área de atuação da empresa), como o ISO (International Organization for Standardization), organização internacional que emite normas de qualidade, normas ambientais, etc.

A norma ISO 9001, especificamente, afirma que as organizações (independente do seu tamanho) são responsáveis por determinar o monitoramento e a medição a serem realizados. Após a calibração, o laboratório deve emitir um certificado de calibração, que contém:

  • A data de realização do procedimento;
  • Qual o profissional responsável;
  • Quais as condições ambientais;
  • Grau de incerteza associado às medições.

Dessa forma, o seu certificado de calibração será aceito em auditorias externas e também será possível rastrear as informações prestadas de acordo com os padrões nacionais de qualidade. A equipe da Instrusul recomenda você a não realizar o procedimento de forma amadora e a procurar um laboratório especializado.

Entre em contato conosco para cotar a calibração dos seus equipamentos.

Outro fator que pode influenciar na calibração do seu equipamento é a integridade dele: quanto mais bem conservado o equipamento estiver, melhor será a precisão das informações fornecidas.

Passo a passo para calibrações

Aqui no blog da Instrusul já publicamos muitas dicas de como realizar a calibração de diversos equipamentos de medição para várias áreas de atuação diferentes.

Clique abaixo para conferir:

Esperamos que o conteúdo tenha sido bastante útil para você! Fique atento à frequência de calibração dos equipamentos da sua empresa e também mantenha-os conservados. Dessa forma, as informações prestadas pela calibração serão ainda mais precisas.

Até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *