Mulher uniformizada utilizando o phmetro em um laboratório

Como calibrar phmetro: confira o passo a passo!

O phmetro é um instrumento de medição bastante usado nas indústria alimentícia, farmacêutica e química, além de laboratórios, em todos os processos que necessitem de análises, controle e monitoramento de pH. Por isso, para garantir que os resultados da medição do seu instrumento sejam eficientes, é importante entender melhor sobre como calibrar phmetro.

Confira abaixo um passo a passo de calibração do phmetro e algumas dicas!

Procedimento básico para calibração de phmetro

Para calibrar o seu phmetro, existe um passo a passo básico para realizá-la corretamente. Mas, antes de conferi-lo, leia o manual do fabricante do seu medidor de pH para saber as especificações e cuidados com o instrumento, assim como as instruções de calibragem do próprio produto.

Como calibrar phmetro:

  • Passo 1: O primeiro passo é limpar o eletrodo do seu phmetro. Mergulhe-o em água destilada e depois seque-o com um pedaço de papel bem macio.
  • Passo 2: Depois, separe as soluções que você vai utilizar para a calibração. Geralmente, na compra do phmetro, ele acompanha duas amostras de pH diferentes para realizar a calibragem. Caso contrário, usa-se soluções chamadas de “tampão” ou “buffer”. Uma delas será neutra, a solução de Ph 7.
Pote de solução ph7
Fonte: Instrusul

A outra vai depender do que será mensurado com o Phmetro: As soluções com pH mais elevado costumam ser usadas para calibrar instrumentos que irão medir bases. Já as de pH mais baixo são melhores para análises de amostras ácidas. Mas vale dizer que os buffers mais usados são as soluções de pH 4 ou as soluções de pH 10.

  • Passo 3: Agora, coloque o eletrodo na solução de calibração com pH 7 e inicie a leitura no phmetro. Depois da leitura dessa amostra, limpe novamente o eletrodo em água destilada e seque-o com papel macio. Então, coloque-o na segunda solução de calibração, de acordo com o pH escolhido, e faça a leitura novamente.
  • Passo 4: Após esse processo, lave novamente o eletrodo em água destilada e seque. Então, faça a medição na amostra que deseja analisar. O valor mostrado pelo phmetro será o resultado do nível de pH da amostra.
  • Passo 5: Para finalizar, faça a limpeza do eletrodo novamente antes de guardar seu medidor.

Phmetro com certificado de calibração

Para garantir a credibilidade dos resultados do seu medidor de pH, o mais indicado é adquirir um certificado de calibração para o instrumento. O certificado é um documento oficial, originado após ser efetuada a calibração de fábrica do aparelho. Com ele, você consegue saber sobre possíveis erros de precisão do seu phmetro, apresentados no momento da calibração, podendo corrigí-los na hora da medição, tornando seus resultados mais precisos e confiáveis.

Saiba mais em O que é certificado de calibração?

Agora que você já sabe o passo a passo para calibrar um medidor de pH, quer saber mais sobre assuntos relacionados a este? Então aproveite para conferir como medir o pH da água! E sempre que precisar de instrumentos de medição, soluções de pH ou certificados de calibração, conte com a Instrusul!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *