Instrumento de Medição

Periodicidade de calibração de instrumentos de medição

Os instrumentos de medição são equipamentos utilizados para medir diversos tipos de amostras a partir da comparação com uma determinada medida padrão. É assim que funcionam as balanças e os medidores de pH da água, por exemplo.

E justamente por tratarem-se de instrumentos que requerem o máximo de precisão possível, torna-se necessária a realização de calibrações periódicas para garantir a eficiência desses aparelhos.

Pensando nisso, nós, aqui da Instrusul, separamos algumas dicas para ajudar a definir uma periodicidade de calibração para os seus instrumentos de medição. Confira!

Como definir a periodicidade de calibração de instrumentos de medição

Quando se adquire um instrumento de medição, antes mesmo de usá-lo pela primeira vez, é necessário fazer uma primeira calibração. É ela que define os padrões de referência que deverá ser adotada durante o uso. Após, é necessário calibrá-lo periodicamente, mas grande parte dos aparelhos não possui um padrão de tempo ou mesmo uma regulamentação específica, apenas sugestões ou recomendações.

Em geral, adota-se o padrão de calibrar a cada 12 meses, ou seja, uma vez por ano, mas esse período pode variar de aparelho para aparelho. Para estabelecer uma frequência de calibrações dos instrumentos, leva-se em consideração os seguintes aspectos:

  • orientações do fabricante;
  • orientações dos organismos de acreditação competentes;
  • condições de uso (manuseio, frequência, etc);
  • exatidão da medição.

O que pode influenciar a calibração de um instrumento de medição?

Além dos aspectos que citamos acima, é importante ressaltar que existem alguns fatores que podem influenciar na calibração de um instrumento de medição. O que pode fazer com que ele necessite de revisões mais ou menos frequentes. Separamos alguns exemplos:

  • tipo de equipamento;
  • tendência do aparelho ao desgaste e instabilidade;
  • condições do ambiente onde é utilizado;
  • armazenamento e transporte do instrumento;
  • frequência e severidade do uso;
  • entre outros.

A forma mais segura de garantir a maior precisão possível nas suas medições, é realizar verificações no instrumento periodicamente no próprio local de uso. Ao surgimento de desvios nos resultados mostrados pelo aparelho, deve-se levá-lo para calibração.

Por se tratar de um procedimento altamente técnico, é importante contar com laboratórios que obedeçam à norma ISO/IEC 17025, que é o padrão estabelecido para testes e calibração.

Aqui, na Instrusul, trabalhamos com instrumentos de medição dos mais variados modelos e capacidades, com qualidade garantida pelos maiores fabricantes do mercado. Contamos também com um laboratório de calibração e assistência técnica com estrutura completa de metrologia para a realização de calibrações e manutenções preventivas e ajustes necessários. Quer saber mais sobre a periodicidade de calibração de instrumentos de medição? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *