instrumento de medição dosímetro

Para que serve o dosímetro

O dosímetro é um dispositivo que busca medir a exposição de uma pessoa à radiação, ruído, vibração, especificamente no decorrer de tempo em um ambiente. Por causa disso, ele é muito usado em hospitais e metalúrgicas, por exemplo, onde técnicos ficam muito expostos a esse tipo de energia por ondas. Quer entender mais sobre suas funcionalidades? Continue lendo!

A importância do dosímetro e sua utilidade

De maneira geral, a dosimetria mostra a quantidade de raios ionizados que uma pessoa ingeriu ou está exposta, podendo ser raios desde ultravioletas até radioativos. Atualmente, existem dois tipos de dosímetros:

  • dosímetro ativo: também é conhecido por dosímetro eletrônico. provém uma leitura individual, ou seja, a medição é feita em uma pessoa. A quantidade de luz emitida deve ser proporcional à dose de radiação recebida no instrumento;
  • dosímetro operacional: proporciona uma leitura direta. São pequenos e leves, que emite um sinal sonoro ou visual caso o ambiente atinja o valor pré-determinado máximo de radiação.

Não importando o tipo do instrumento, o indicado é ter o aparelho em lugares que emitem ruído de radiação. Por causa disso, é muito comum encontrar um dosímetro em ambientes como hospitais, empresas, principalmente em metalúrgicas, pois ele é indispensável por uma medida de segurança para todos os funcionários do local.

Já em locais como salas de exame, como por exemplo, raios-x, o instrumento de medição serve para alertar sobre a dosagem a qual todos estão submetidos no ambiente clínico.

Propriedades de um detector

Para que o instrumento de medição seja apropriado, é necessário, além de ser ideal para medição qualificada, apresentar na sua sequência de medições algumas características, tais como:

  • Repetitividade: é estabelecida pelo nível de concordância dos resultados atingidos sob as semelhantes condições de medição;
  • Reprodutibilidade: é o grau de uniformidade dos resultados obtidos em dessemelhantes condições de medição;
  • Estabilidade: é habilidade do dispositivo conservar suas características de medição ao longo do tempo;
  • Exatidão: é o nível de concordância dos resultados com o valor verdadeiro ou valor de referência a ser decidido;
  • Precisão: é o grau de uniformidade dos resultados entre si, normalmente expresso pela curva padrão em relação à média;
  • Sensibilidade: é a razão entre a mudança da resposta de um dispositivo e a proporcional variação do estímulo;
  • Eficiência: é a competência de converter em sinais de medição os incentivos obtidos.

No instante que se estabelecem as condições de medição estão incluídos a manutenção do próprio dispositivo, o local, instrumentos, condições de operação, condições ambientais e a repetição em um pequeno período de tempo. Estes são fatores importantes para uma boa e precisa medição.

Agora que você já sabe para que serve o dosímetro e suas atribuições, não esqueça de deixar um comentário! Caso tenha alguma dúvida sobre o instrumento de medição, entre em contato com nós, da Instrusul! Estamos a sua disposição, fale conosco!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *