Anemômetro é o dispositivo meteorológico usado para medir a velocidade e intensidade dos ventos, ou de outros fluídos em movimento. São utilizados em laboratórios de hidráulica, de aerodinâmica ou em algum fluido como os gases existentes nas estrelas e planetas. Atualmente, os instrumentos são altamente precisos e fornecem dados de variadas formas. Se você quer saber qual é a sua aplicação e os tipos existentes, leia o texto até o fim!
Utilidades do anemômetro
Os anemômetros são utilizados em estações meteorológicas, tanto em lugares com temperaturas baixas como em locais mais quentes. A velocidade do vento auxilia na identificação da mudança dos padrões climáticos, tão como pode prever uma tempestade que se aproxima, o que é de suma importância para pilotos de aeronaves, engenheiros e climatologistas.
Um dispositivo muito utilizado por engenheiros e físicos são os anemômetros a laser. Esse tipo é utilizado nos experimentos de velocidade, calculando a rapidez do vento em torno dos carros e aviões, por exemplo, pela medida da taxa e direção da mudança no sentido de um objeto. Isso ajuda engenheiros a reduzir a resistência que o vento imprime contra um veículo em movimento.
Tipos de anemômetro
Anemômetros de copo
Este é o dispositivo de medição mais simples dos anemômetros. Ele é composto de um pólo vertical com quatro braços horizontais unidos ao topo. Os copos estão ligados às extremidades dos braços existentes e o vento faz com que eles girem em volta do pólo central. Como ele é mais propenso ao atrito, acaba tendo menor precisão que as versões avançadas.
Anemômetro de moinhos de vento
Este é bem semelhante a um moinho de vento, por isso o nome, uma vez que deve ser paralelo à direção do vento para funcionar corretamente. Um cata-vento é unido à cauda do próprio anemômetro, sendo impulsionado até o momento que a hélice esteja vertente ao vento. O vento irá girar a hélice, produzindo um mecanismo que calcula a velocidade do vento.
Anemômetro termoelétrico
Estes instrumentos de medição são muito delicados, mas precisos. Este dispositivo usa um fio fino que é aquecido a uma temperatura maior que a do ambiente. O vento esfria o fio e a eletrônica, localizada dentro do corpo do instrumento, calcula a velocidade do vento com sustentação na resistência elétrica do fio.
Anemômetros ultrassônicos
Estes são responsáveis por determinar a velocidade do vento, ao conduzir ondas de som entre um par de transdutores, e indicar como é atingida a velocidade. Os anemômetros ultrassônicos medem a velocidade ou a direção do vento e são muito utilizados em aviões, navios e turbinas eólicas.
Os doppler laser e os ultrassônicos são muito precisos. Os anemômetros Doppler Laser fazem a medição da velocidade do vento ao constatar a quantidade de luz do raio laser que reflete nas partículas de ar em atividade.
Agora que você sabe tudo sobre os principais tipos deste instrumento e como cada um atua, confira os anemômetros na Instrusul para encontrar os melhores modelos do mercado e em ótimas condições de pagamento especialmente para você!