Você sabe como usar um medidor de espessura? Aprenda mais sobre esse equipamento nesse artigo exclusivo!

Descubra aqui como usar o medidor de camada de tinta corretamente!

Os medidores são instrumentos essenciais para fornecer números precisos e informações dimensionais sobre determinadas estruturas sem erros. Por esse motivo, diversas áreas da indústria precisam de equipamentos com extrema qualidade e precisão.

Um desses aparelhos é o medidor de espessuras, que mede o volume das camadas em bases ferrosas, não-ferrosas e ultrassônicas. Muito utilizado para avaliar condições de tubulações de água e até atestar a pintura de um carro.

Mas, você sabe como usar um medidor de camada de tinta? Aprenda mais sobre esse equipamento nesse conteúdo exclusivo!

Medidor de camadas X Medidor de espessuras

Apesar de terem nomes muito parecidos, esses dois equipamentos trabalham para especificidades diferentes. É muito importante se atentar a essas características na hora de comprar o seu aparelho, veja:

  • medidor de camadas: é usado para medir a espessura de uma camada sobre superfícies metálicas, ferrosas e não ferrosas.
  • medidor de espessura: desenvolvido unicamente para a medição em lugares de difícil acesso como paredes de tubulação de água ou gás. Este equipamento mede qualquer tipo de material como aço, madeira, vidro, borracha, concreto, entre outros.

Nesse conteúdo, vamos aprender mais sobre o medidor de camada, falando como ele funciona e suas principais aplicações.

Aplicações do medidor de camada de tinta

Um medidor de camada de tinta fornece dados relacionados ao volume das camadas de diversos tipos de objetos. Ele só funciona sobre metais que possuem camadas finas abaixo da superfície que contém algum material não metálico.

Ou seja, ele só poderá operar plenamente em camadas com:

  • vidro;
  • plástico;
  • epóxi;
  • polietileno;
  • revestimentos especiais;
  • automóveis, entre outros itens com composições duras.

Como usar o medidor de camada de tinta

Muito versátil, o medidor de camada de tinta é encontrado em uma opção digital super prática e simples de ser utilizada. De qualquer forma, o mais importante é ter um equipamento de qualidade e que entregue resultados precisos.

Veja como usar o medidor de camada de tinta e o que levar em conta na hora de fazer a sua medição! Acompanhe:

Calibre corretamente

Uma parte extremamente importante no trabalho de medição de itens é a sua calibração.

Essa calibração nada mais é do que a relação dos valores indicados com os números esperados de determinada superfície. Geralmente, os melhores instrumentos de medição são calibrados desde a sua fabricação e recebem um certificado de registro.

Verifique a calibração do seu medidor de espessura de tinta antes de iniciar os trabalhos. Dessa maneira, os números serão mais confiáveis e a sua medição ainda mais correta e segura.

Posicione o sensor no objeto

Na hora de usar o seu medidor de camadas de tinta, saiba que esse equipamento é extremamente sensível. Por isso, é ideal ter cuidado e muita atenção na hora de utilizá-lo, posicionando corretamente na superfície e aguardando o resultado aparecer na tela.

Saiba quais os níveis ideais para o material medido

Após alguns segundos de espera, o seu medidor de de espessura estará apresentando o número relacionado ao nível medido. Fique de olho, pois cada tipo de material tem a sua medição de micrômetro (µm) e esse valor varia de acordo com o objeto em questão.

Com o processo finalizado, compare os valores, calcule a margem de erro e chegue ao resultado da sua medição de forma assertiva.

Se você quer saber onde encontrar os melhores medidores do mercado, venha para o site da Instrusul! Além de contar com medidores de espessuras de camadas calibrados e certificados, você encontra outros materiais da indústria.

Conheça o site da Instrusul e garanta equipamentos de alta qualidade!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *