Para que os instrumentos de medição possam apresentar métricas mais exatas e garantir um trabalho mais preciso aos profissionais de diversas áreas, é importante que o equipamento esteja devidamente calibrado e verificado.
Para isso, é fundamental entender primeiramente qual a diferença entre calibração e verificação destes instrumentos.
Assim, nós da Instrusul, especialistas em instrumentos de medição, vamos explicar o que é a calibração e a verificação separadamente, para então apontar suas diferenças e demonstrar quando fazer cada um dos processos.
O que é calibração de instrumentos de medição?
A calibração de instrumentos de medição consiste no processo de comparar as leituras dos testes realizados em um equipamento específico, com leituras de um padrão utilizado.
Assim, é possível descobrir se o instrumento está apto para o controle de produtos, ou se pode prejudicar sua medição de alguma forma.
A calibração, então, envolve um trabalho de determinação de erros em vários pontos, entre os limites mínimos e máximos da faixa de indicação do instrumento. É uma forma de garantir o perfeito funcionamento do equipamento em um processo mais detalhado.
Saiba qual a periodicidade necessária para fazer a calibração de instrumentos de medição!
O que é a verificação de instrumentos de medição?
A verificação, como o próprio nome já diz, é o processo que tem por objetivo verificar se houve alguma mudança significativa nas características do equipamento, durante o período de uso, desde a última calibração, garantindo a credibilidade das medições realizadas na calibração anterior.
Podemos usar um instrumento qualquer como exemplo, como um voltímetro, que foi calibrado em algum período do ano, e teve um uso contínuo.
Esse equipamento pode ter sofrido algum desgaste com sua utilização, e por isso deve-se realizar uma verificação para conferir se o equipamento tem condições de seguir sendo utilizado pelo profissional.
Diferença entre calibração e verificação de instrumentos
Tanto o processo de calibração, quanto o processo de verificação consistem em maneiras de atestar que os instrumentos estão em perfeito funcionamento.
Assim, a principal diferença entre ambos está na complexidade do processo. Enquanto a calibração explora vários pontos entre o mínimo e máximo das faixas de indicação, a verificação em geral utiliza 1 ou 3 pontos, entre os limites mínimo e máximo da faixa de indicação, se tornando um processo mais simples.
Nem todo instrumento calibrado necessita ser verificado, entretanto, para garantir melhor resultado e precisão nas suas métricas, é importante realizar ambos os processos periodicamente. Fazendo a calibração anualmente, e a verificação a cada três meses, por exemplo.
Mantenha seus instrumentos calibrados e verificados
Agora você já sabe a diferença entre calibração e verificação de instrumentos de medição e a importância de realizar estes processos periodicamentes.
Para ajudar você a garantir bom desempenho nos seus trabalhos, a Instrusul oferece equipamentos com certificado de calibração, prontos para que você inicie seus trabalhos imediatamente. Até a próxima!