Datalogger

Datalogger: o que é e para que serve

O datalogger é um aparelho muito utilizado por empresas que necessitam ter um melhor controle de temperatura e umidade durante o transporte ou armazenamento de mercadorias refrigeradas. Se você está procurando saber mais sobre esse produto, veio ao lugar certo!

Nós, da Instrusul — especialista em instrumentos de medição de todos os tipos —, vamos explicar abaixo o que é e para que serve o datalogger. Vamos conferir?

Afinal, o que é o Datalogger?

Basicamente, o datalogger é um coletador e registrador eletrônico de dados termostático de um ambiente. Ou seja, o aparelho identifica parâmetros expostos em um certo recinto, como por exemplo temperatura, umidade, pressão e vibração, e aponta esses dados coletados em sua memória para serem analisados após o uso.

Em função de suas características, o datalogger acabou se tornando um equipamento indispensável para transportadores de alimentos, vacinas e outros produtos que precisam ter o controle total das dinâmicas de temperaturas em um veículo de carga.

Como utilizar esse aparelho?

Como já dissemos, o aparelho serve para medir a temperatura e umidade de um local ou veículo de carga. Para fazer tal análise, o aparelho deve ser colocado com a mercadoria a ser transportada. Durante o trajeto, o datalogger irá registrar as oscilações dos parâmetros no ambiente.

Ele faz isso a partir de um intervalo de amostragem pré-estabelecida, entre um segundo e vinte e quatro horas, onde cada leitura fica armazenada internamente no aparelho, juntamente com a data e hora em que análise foi realizada. Ao chegar no ponto final do trajeto, quem receber a mercadoria deve verificar os dados coletados pelo aparelho e averiguar se não houve alguma avaria nos produtos recebidos.

Esses dados, então, poderão ser passados para os computadores em formato de PDF com gráficos, detalhes ou listas de registro para facilitar a leitura e o entendimento das informações coletadas por esse equipamento eletrônico.

O datalogger é indispensável?

Em linhas gerais, o grande risco que uma transportadora sofre ao optar por não utilizar o datalogger é a possibilidade de perda total de seus produtos refrigerados. Ou seja, se, no caso, as temperaturas não forem as adequadas para cada tipo de carga, as mercadorias podem ficar condenadas durante o transporte, podendo causar diversos prejuízos para o negócio.

Em função disso, o datalogger acaba se tornando um aparelho indispensável, já que a partir dos dados que coleta, a empresa consegue informações para estar sempre melhorando o seu processo de transporte, baixando custos operacionais, além de auxiliar na gestão do negócio.

Então, o que você achou do nosso conteúdo sobre o que é e para que serve o aparelho de datalogger? Para saber mais informações sobre equipamentos de coleta de dados de tempo e temperatura, confira outros aparelhos aqui no site da Instrusul!

Para dúvidas ou informações, fale conosco, que ficaremos muito felizes de ajudar você! Até mais!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *