Descubra aqui quais os principais critérios de aceitação de instrumentos

Como definir os critérios de aceitação de instrumentos

Todos os materiais da indústria passam por uma série de processos até estarem aptos a serem utilizados. Apesar de ser lembrado na calibração, os critérios de aceitação de instrumentos são aplicados em diversos equipamentos.

Para saber como definir esses critérios, é ideal estar atento a uma série de detalhes muito importantes. Conheça todos eles abaixo!

Entendendo os critérios de aceitação

Os critérios de aceitação são uma série de requisitos pré-estabelecidos que determinados equipamentos precisam ter para garantir a sua funcionalidade plena. Com isso, é possível ter melhores calibrações e um desempenho sempre alinhado.

Vale ressaltar que não existe um só critério de aceitação. Cada ramo da indústria e seus equipamentos possuem uma série de critérios rigorosos, dependendo do seu uso e da sua necessidade.

Um exemplo disso é que, em uma balança que pesa grandes toneladas, é aceitável um erro de alguns quilos a mais. Porém, se esse erro afetar uma balança responsável por pesar a composição de medicamentos, esse equívoco pode trazer duras consequências.

Ou seja, os critérios de aceitação são variados diante a sua utilidade e finalidade. Por isso, cada um desses equipamentos devem ter bem definidos tais critérios e seguir fielmente essas regras.

As normas ISO

As normas ISO, International Organization for Standardization, ou Organização Internacional de Padronização, são regras para que haja uma normalização de condutas e gestão.

Na indústria, é possível encontrar diferentes normas ISO, em que as mais famosas são:

  • ISO 9000: regras responsáveis por manter um alto padrão de qualidade e a implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade (SQL);
  • ISO 14000: normas para uma gestão ambiental eficiente, relativas a leis ambientais e a criação de um ambiente sustentável;
  • ISO 50001: diretrizes voltadas para a implementação de um sistema de gestão de energia. 

Essas regras são apenas uma parte das normas ISO, que devem ser atreladas aos critérios de aceitação da indústria. Lembre-se de que essas diretrizes são relacionadas aos equipamentos e processos, visando sempre ajudar o dia a dia de trabalho de todos.

Como definir os critérios de aceitação de instrumentos?

Cada critério deve ser revisto de tempos em tempos, mas no geral ele deve atender as especificações de cada instrumento. Além disso, uma calibração regular evita muitas manutenções e até a substituição do equipamento.

Para criar critérios de aceitação dos seus itens, leve em consideração os seguintes aspectos:

  • erros durante a calibração;
  • erros do tipo de padrão utilizado;
  • temperatura de calibração;
  • validade do certificado;
  • a influência do equipamento no produto final;
  • o desempenho de cada máquina;
  • o risco de acidentes.

Cada definição irá variar de acordo com o equipamento e sua usabilidade. Mas, o ideal é manter os critérios de aceitação dos instrumentos sempre correspondentes às expectativas.

Onde garantir equipamentos seguros e essenciais para a rotina industrial?

Os critérios de aceitação são muito importantes para manter todas as coisas funcionando dentro do esperado. Mas, sem um bom maquinário, eles não serão eficazes. Por isso, a Instrusul é o lugar ideal para equipar o seu dia a dia de trabalho.

Aqui na Instrusul, você encontra os melhores itens da indústria com certificado de calibração rastreado fornecido pelo RBC/Inmetro. Conheça o nosso site e conheça os equipamentos mais completos dentro da metrologia!

Gostou desse artigo? Continue em nosso blog!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *