Conheça os efeitos dos ruídos no ambiente de trabalho

Além de afetar a produtividade dos colaboradores, os ruídos no ambiente de trabalho podem prejudicar a saúde de uma pessoa. Também chamado de barulho é considerado um som desarmônico e indesejado que causa desconforto ao escutá-lo.

Mas como esses ruídos podem causar efeitos para as pessoas? Se você deseja se informar mais a respeito, abaixo, nós da Instrusul, fizemos um texto completo explicando sobre o que é ruído de trabalho, quais seus efeitos e como medí-lo. Confira!

Ruído ocupacional

Antes de ver mais sobre os efeitos dos barulhos, é importante entender o que é o ruído ocupacional. Também chamado de ruído no ambiente de trabalho, o ruído ocupacional acontece quando um colaborador está em sua jornada de trabalho diária e um som inquietante permeia o ambiente onde ele está inserido.

Esse som pode ser feito por qualquer coisa ao redor: funcionamento de máquinas, músicas, som alto, ou seja, tudo que pode causar certo incômodo para quem está ouvindo. Contudo, muitas vezes o ruído pode não ser desagradável logo no começo já que os efeitos não se manifestam rapidamente.

Efeitos dos ruídos no ambiente de trabalho

Perda de audição

Temporária ou permanente, dependendo do nível e do tipo de ruído, pode ser que aconteça perda de audição na pessoa que está exposta ao som. O cenário ideal é que o funcionário que precise ficar o dia inteiro trabalhando perto de uma máquina pesada e que faça sons estridentes trabalhe com equipamentos necessários para que esse efeito não prejudique sua saúde.

Problemas neurológicos

Desde insônia a dores de cabeça, problemas neurológicos também podem acontecer quando uma pessoa está exposta aos sons estridentes do trabalho. Zumbido e chiados após a jornada de trabalho também são fatores para ficar de olho e associá-los a perda de audição do indivíduo.

Outros efeitos

  • falta de produtividade;
  • alteração de pressão arterial;
  • cansaço;
  • falta de foco;
  • irritabilidade durante e após a jornada de trabalho.

Como saber se há excesso de ruído no ambiente de trabalho?

Uma maneira muito simples de saber se o ambiente de trabalho não está prejudicando os trabalhadores é através de aparelhos de medição de ruído. Com eles, a segurança no trabalho estará garantida para todos os envolvidos.

Contudo, cada tipo de ruído deve ser feito por um medidor especial, variando de acordo com o ramo que a empresa está inserida. Confira algumas opções das usadas nas empresas:

  • decibelímetro: esse instrumento é ideal para medir imediatamente os níveis de ruído de um ambiente. Muito usado em fábricas, o decibelímetro monitora em barulhos do lugar em decibéis;

Veja como funciona um decibelímetro!

  • dosímetro: esse aparelho acompanha o funcionário onde quer que ele vá durante o seu período de trabalho. Com base em parâmetro da sua memória, o dosímetro compara os valores coletados e os da sua base de dados, mostrando assim os resultados dos níveis dos ruídos no ambiente de trabalho;

Entenda mais sobre o dosímetro!

Agora que você já conhece os efeitos dos ruídos no ambiente de trabalho e como medir, ficou mais fácil de evitá-los, não é mesmo? Para saber mais a respeito desses e outros instrumentos de medição entre em contato diretamente conosco da Instrusul! Até mais!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *