Como funciona medidor de pH

O medidor de pH, ou pHmetro, é o aparelho que mede o potencial hidrogênico, um índice que indica os níveis de neutralidade, acidez ou alcalinidade de soluções. Apesar dos seus vários usos, é um instrumento de medição muito conhecido pelo uso em análises e tratamento de água.

Neste post você vai entender como funciona medidor de pH e aprender a usar o aparelho da melhor forma. Confira abaixo:

Entenda como funciona

O Medidor de pH é formado por um eletrodo, que é uma espécie de sensor, conectado a um potenciômetro, que converte o valor de potencial do eletrodo em unidades de pH. No momento em que este eletrodo é submerso na amostra que vai ser analisada, como a água, por exemplo, ele produz milivolts que são transformados para a escala de pH, que será o número mostrado no display.

Esse resultado pode ir de 0 a 14. Quanto mais próximo do zero, maior a concentração de íons de hidrogênio (H+) e mais ácida é a solução. Mas se os valores são maiores – mais próximos do 14 – a amostra é mais alcalina, pois se têm menor concentração de íons H+. A solução é considerada neutra quando o valor do pH for 7.

Uma das vantagens dos medidores de pH é que eles podem ser análogicos ou digitais, com leitura mais fácil. Existem, também, versões de bolso, portáteis ou de bancada do instrumento. O uso de cada tipo vai depender da finalidade para que se necessita o aparelho!

Para usar da melhor forma

Para que o seu medidor de pH funcione da melhor forma possível, é importante que ele tenha um certificado de calibração. A maioria dos modelos pode já ser adquirido com este certificado. Porém, após um tempo de uso, é necessário que se procure um laboratório que calibre novamente, conforme indicação do fabricante, ou caso apresente problemas, garantindo que a precisão das medições não seja prejudicada.

Entenda melhor sobre calibração de equipamentos de medição!

Além disso, o pHmetro deve ser calibrado durante o uso com soluções padrão de pH, que geralmente acompanham o aparelho. A dica é escolher uma com o padrão pH 7 e outra com o valor próximo do que é esperado da amostra. Coloque uma porção da solução em um recipiente e mergulhe o eletrodo nela fazendo, então, o que for indicado nas instruções específicas do seu medidor. Este processo é simples, mas essencial, já que vai entender a exatidão das leituras para que você faça os ajustes, caso seja necessário.

Agora você já sabe como funciona medidor de pH e entendeu como maximizar o uso do seu aparelho, para aproveitá-lo da melhor forma possível nas suas medições. Lembre que aqui, na Instrusul, você encontra os melhores instrumentos de medição do mercado. Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos produtos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *