Tipos de Anemômetro dicas de como utilizar

Anemômetro: como funciona

O instrumentos de medição são úteis em diversos setores do mercado. O anemômetro é um deles, sendo usado para testes de sistemas de ventilação (como ar-condicionado, por exemplo), testes de variáveis meteorológicas e até mesmo para o estudo do ambiente agrícola. Quer entender melhor o que é e como funciona um anemômetro? Confira abaixo!

O que é um anemômetro?

O anemômetro é, basicamente, um instrumento usado para medir a velocidade e a direção do vento. Alguns modelos podem medir outros fluídos em movimento como a água, por exemplo, mas é mais comum encontrar os aparelhos voltados exclusivamente para a medição do ar mesmo.

A estrutura do anemômetro lembra bastante um catavento e existem vários tipos de aparelho. Eles podem ser digitais, portáteis, calcular vazão do ar e até mesmo vir com outras ferramentas e funcionalidades de medição acopladas. Apesar dessas variações, grande parte dos modelos tem as seguintes características:

  • permite escolher em qual unidade você quer ler a velocidade (km/h, m/s, milhas/h ou pés/min);
  • é de fácil manuseio e tem leitura digital;
  • também vem com a função de medição de temperatura.

Como funciona a medição do anemômetro

Existem três tipos principais de anemômetro e cada um deles tem particularidades no funcionamento. Alguns são mais usados profissionalmente em laboratórios e outros facilmente encontrados para uso popular. Entenda cada tipo!

Anemômetro de copos

Mede apenas a velocidade do vento, sendo o tipo mais comum. Sua estrutura é, basicamente, três ou quatro copos em volta de um pole vertical. O instrumento é fixo e geralmente instalado em um mastro, onde o vento é melhor capturado. E os copos servem justamente para capturar o vento e girar as estacas.

A velocidade é medida pelo número de rotações por minuto (RPM) e, assim, uma média é determinada. Para ver o registro desta média, se instala um registrador, que deve ficar em algum local fechado próximo ao anemômetro.

Como funciona um anemômetro de copos
Fonte: Meteorópole

Anemômetro de hélice

É a estrutura que mais lembra um catavento. São vários os modelos que são encontrados com hélices e alguns também tem a função de medir a temperatura do ambiente, como o Termo-anemômetro digital portátil. Basicamente, o vento gira as hélices do anemômetro na direção em que está sua força e permite que a medição do vento seja feita.

É o tipo mais usado pelo público mais leigo, principalmente porque a maioria das versões encontradas são portáteis. Mas também podem ser instalados em mastros, como o de copos.

Anemômetro de hélice como utilizar
Fonte: Instrusul

Anemômetro ultrassônico

Esta é a versão mais complexa dos anemômetros, pois utiliza ondas ultrassônicas para realizar a medição da velocidade e direção do vento. São dois dispositivos de ultrassom, um na frente do outro, que recebem e enviam ondas sonoras. Essas ondas sonoras medem a rapidez que o vento passa entre elas e, a partir disso, geram um resultado bastante preciso. É o tipo com a qualidade dos dados mais elevada e é ideal para medir altas velocidades, além de indicar também a direção do vento.

Anemômetro ultrassônico
Fonte: Renewable Energy Innovation

Agora que você conhece os principais tipos desse instrumento e como cada um funciona, confira os anemômetros na Instrusul para encontrar os melhores modelos do mercado e em ótimas condições de pagamento!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *