Análise de água para indústria farmacêutica

Análise de água potável na indústria farmacêutica: como atender aos parâmetros de qualidade

Quem trabalha na indústria farmacêutica sabe a importância que a água tem, seja nos processos de limpeza ou na utilização da análise e na composição das substâncias.

Para tanto, o processo de purificação da água para o uso farmacêutico é baseado na eliminação de todas as formas de impurezas e microorganismos até atingir os níveis preestabelecidos pelos órgãos de vigilância responsáveis.

Mesmo sendo considerada própria para o consumo, a água potável ainda possui substâncias que podem comprometer as propriedades das fórmulas dos medicamentos.

Para ser utilizada para tal finalidade, a água precisa passar por diversos processos para evitar que impurezas e microorganismos alterem o resultado final do procedimento.

Tipos de água

Geralmente, na indústria farmacêutica são utilizados três tipos de água. De acordo com o grau crescente de pureza temos a água potável, a água purificada e a água para injeção.

Quanto mais pura é a água, maior é o seu custo de produção, por isso é tão importante usá-la com o grau correto de pureza para cada finalidade.

Controle dos parâmetros de qualidade da água na indústria farmacêutica

O controle dos parâmetros de qualidade da água na indústria farmacêutica é de grande importância, como já vimos acima.

É necessária a remoção de impurezas e de microrganismos para prevenir a contaminação química dos produtos farmacêuticos, como os medicamentos. Para isso, deve ser realizado o controle microbiano para prevenir a contaminação microbiológica dos produtos.

De acordo com a qualidade desejada para a água tratada, existem diversas tecnologias eficazes que removem as impurezas da água e contaminantes de acordo com os níveis exigidos para cada aplicação.

Confira os principais processos que removem as impurezas da água:

  • Eletrodeionização: processo eletroquímico que consegue remover os sais e os minerais da água;
  • Osmose reversa ou inversa: processo que remove a maior parte das impurezas com menos de 1 nm (nanômetro) de diâmetro;
  • Deionização: processo utilizado para produzir solventes puros, sem a presença de íons, com grande destaque para a água. É comum combinar a deionização com outros processos de purificação;
  • Ultrafiltração: processo que consegue remover sólidos físicos da água, passando-os através de uma membrana semipermeável;
  • Radiação UV: técnica realizada para impedir de maneira rápida e confiável que bactérias e vírus que causam cólera, febre tifóide, diarréia e outras doenças mortais se proliferem na água;
  • Adsorção orgânica: processo que retira os contaminantes orgânicos da água;
  • Filtros de carvão ativado: o carvão ativado tem um papel fundamental na purificação da água, uma vez que é responsável pela eliminação da cor, do mau cheiro, do mau gosto e da remoção de substâncias orgânicas dissolvidas através do mecanismo de adsorção. O material também remove compostos orgânicos e substâncias que diminuem a qualidade da água, como pesticidas e micropoluentes.

No site da Instrusul você vai encontrar os melhores equipamentos para a análise de água, como opções de medidores de cloro, de pH, de condutividade, de oxigênio dissolvido, multiparâmetros da água e muito mais!

Agora que você já sabe sobre a importância da análise de água potável para o seu negócio, você está preparado para montar um laboratório de análise de água bem equipado. Precisando de equipamentos para análise de água, conte com a Instrusul! Qualquer dúvida, entre em contato conosco!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *