Uma categoria que precisa ser verificada constantemente para avaliar se um ambiente de trabalho é seguro é o nível de pureza do ar. Para realizar a medição deste fator, existe um equipamento no mercado bastante útil, chamado de bomba de amostragem ou bomba gravimétrica.
Por meio deste equipamento portátil é possível coletar amostras de gases e vapores, como produtos contaminantes, névoas, poeiras, além de agentes químicos ou biológicos, para avaliar se o ambiente está em condições adequadas de trabalho para os funcionários.
É importante destacarmos que a bomba de amostragem não mede a concentração do agente químico ou o biológico poluente – o equipamento apenas recolhe uma amostra do ar, que deve ser enviada para um laboratório ocupacional, que efetivamente fará a análise da amostra.
Como funciona a bomba de amostragem?
Em primeiro lugar, o técnico que realiza a coleta do ar deverá programar o tempo de funcionamento do aparelho. No caso da medição de elementos como poeira, será necessário o uso de acessórios como a bomba e o cassete — item em que a bomba é conectada.
Quando o profissional realizar a medida das chamadas poeiras respiráveis, por exemplo, é preciso utilizar também, além dos itens acima, um ciclone de alumínio, responsável por separar as partículas.
A bomba de amostragem é um equipamento portátil e leve, além de ser fácil de programar. Geralmente, as bombas contam com um sistema de compensação que controla a vazão constante do fluxo. Esse sistema compensa as perdas que podem acontecer devido à diferença de pressão atmosférica e de densidade do produto amostrado com o ambiente.
É importante ressaltar que o sistema de compensação irá determinar o quanto a bomba é capaz de manter a sua vazão em situações onde há, por exemplo, a saturação de um filtro. Para que a bomba funcione da maneira correta, o usuário deverá realizar uma limpeza periódica deste item.
Modelos e onde comprar uma bomba de amostragem
Você pode encontrar no mercado bombas de baixa vazão — que medem entre 5 ml e 500 ml — e de alta vazão — capazes de medir entre 500 ml até 6 litros.
Por exemplo, o modelo da bomba de amostragem da Accura 2, que opera tanto no modo de alta vazão quanto baixa, além de indicar em tempo real a quantidade de vapor e de gás coletado. Trata-se da bomba mais leve do mercado e também oferece bateria recarregável.
Outro exemplo, menor e mais prático, é a bomba de amostragem da Silence, feita para baixa vazão e para ser usada em mais de um tipo de medição, como em vapores, gases, névoas e neblinas.
Há também modelos no mercado que operam em atmosferas potencialmente explosivas. Neste caso, o revestimento precisa ser um pouco mais reforçado. Ainda, um dispositivo que faz a diferença é a indicação de baixo fluxo, que mostra para o operador quanto há alguma obstrução no equipamento – algo que pode causar erros no volume total amostrado.
Você pode comprar seus equipamentos de medição, como as bombas de amostragem, em lojas virtuais. Nós, da Instrusul, disponibilizamos ambos os modelos citados acima, além da opção de realizar a calibração do instrumento já no momento da compra.
Gostou de saber como funciona a bomba de amostragem? No caso de dúvidas, basta deixar um comentário para nós logo abaixo. Até a próxima!