Equipamento

Diferentes escalas de dureza usadas em uma medição

O durômetro é um instrumento que mede a resistência de uma matéria, como objetos de plástico, vidro e borracha.

Se você está procurando por esse tipo de equipamento, confira nosso post para entender as diferentes escalas de dureza usadas em uma mediação. Continue acompanhando!

Há muitas maneiras de medir a dureza dos materiais e, para isso, foram criadas diferentes escalas de dureza. Os materiais sólidos têm, geralmente, três propriedades que respondem para a aplicação de uma força sobre eles, dependendo da intensidade e do material sob teste. São estes:

  • Elasticidade: que é a capacidade temporária do material mudar de formato durante o teste, mas que retorna à forma original com a anulação da força;
  • Maleabilidade: é a capacidade de mudar de formato para sempre, mas continuando em somente um pedaço de matéria. O limite da maleabilidade é o resultado das escalas de dureza, que veremos mais a seguir;
  • Ruptura: é a divisão entre dois ou mais pedaços após a aplicação da força para a realização do teste.

Escala de dureza

Confira as principais escalas de dureza usadas na medição de um material:

Escala Rockwell (HR)

O teste desta escala de dureza é realizado com a utilização de um cone de diamante ou um endentador de esfera de aço endurecido. Essa escala possui sete variações denominadas por letras: de A até o G.

Escala Brinell (HB)

A especialidade dessa escala de dureza é medir materiais metálicos através da penetração de uma esfera de carboneto de tungstênio na superfície dos materiais a serem avaliados. Uma curiosidade é que essa escala de dureza foi a primeira a ser utilizada amplamente no mercado siderúrgico.

Escala Mohs

A escala Mohs quantifica a dureza dos minerais, mas também mede a resistência de vidros. Uma curiosidade é que na escala de 1 a 10, o número 10 se refere ao diamante, mineral que consegue riscar todos os outros. Já o vidro está no nível 6 dessa escala.

Escala Vickers (HV)

Essa escala de dureza é realizada através de um ensaio de laboratório com a utilização de uma pirâmide de diamante que é comprimida contra a superfície do material a ser avaliado.

A sua grande vantagem é que com um único penetrador pode ser realizada a medição de qualquer material. Por essa razão, essa escala é aplicada para avaliar o nível de dureza de metais, cerâmicas, medições de nanodureza, etc.

A avaliação do nível de dureza nas esferas de aço é mais importante em aplicações que precisam de um alto desempenho mecânico. Ao ser avaliado qualquer material devem ser analisados e levados em consideração aspectos importantes, como a elasticidade e a maleabilidade.

Como você pôde perceber, o durômetro é um tipo de instrumento de medição que serve para vários materiais e unidades diferentes. Confira o conteúdo que explica o que é durômetro, como funciona e principais modelos. Até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *