O dosímetro é um dispositivo que busca medir a exposição de uma pessoa à radiação, ruído, vibração, especificamente no decorrer de tempo em um ambiente. Por causa disso, ele é muito usado em hospitais e metalúrgicas, por exemplo, onde técnicos ficam muito expostos a esse tipo de energia por ondas. Quer entender mais sobre suas funcionalidades? Continue lendo!
A importância do dosímetro e sua utilidade
De maneira geral, a dosimetria mostra a quantidade de raios ionizados que uma pessoa ingeriu ou está exposta, podendo ser raios desde ultravioletas até radioativos. Atualmente, existem dois tipos de dosímetros:
- dosímetro ativo: também é conhecido por dosímetro eletrônico. provém uma leitura individual, ou seja, a medição é feita em uma pessoa. A quantidade de luz emitida deve ser proporcional à dose de radiação recebida no instrumento;
- dosímetro operacional: proporciona uma leitura direta. São pequenos e leves, que emite um sinal sonoro ou visual caso o ambiente atinja o valor pré-determinado máximo de radiação.
Não importando o tipo do instrumento, o indicado é ter o aparelho em lugares que emitem ruído de radiação. Por causa disso, é muito comum encontrar um dosímetro em ambientes como hospitais, empresas, principalmente em metalúrgicas, pois ele é indispensável por uma medida de segurança para todos os funcionários do local.
Já em locais como salas de exame, como por exemplo, raios-x, o instrumento de medição serve para alertar sobre a dosagem a qual todos estão submetidos no ambiente clínico.
Propriedades de um detector
Para que o instrumento de medição seja apropriado, é necessário, além de ser ideal para medição qualificada, apresentar na sua sequência de medições algumas características, tais como:
- Repetitividade: é estabelecida pelo nível de concordância dos resultados atingidos sob as semelhantes condições de medição;
- Reprodutibilidade: é o grau de uniformidade dos resultados obtidos em dessemelhantes condições de medição;
- Estabilidade: é habilidade do dispositivo conservar suas características de medição ao longo do tempo;
- Exatidão: é o nível de concordância dos resultados com o valor verdadeiro ou valor de referência a ser decidido;
- Precisão: é o grau de uniformidade dos resultados entre si, normalmente expresso pela curva padrão em relação à média;
- Sensibilidade: é a razão entre a mudança da resposta de um dispositivo e a proporcional variação do estímulo;
- Eficiência: é a competência de converter em sinais de medição os incentivos obtidos.
No instante que se estabelecem as condições de medição estão incluídos a manutenção do próprio dispositivo, o local, instrumentos, condições de operação, condições ambientais e a repetição em um pequeno período de tempo. Estes são fatores importantes para uma boa e precisa medição.
Agora que você já sabe para que serve o dosímetro e suas atribuições, não esqueça de deixar um comentário! Caso tenha alguma dúvida sobre o instrumento de medição, entre em contato com nós, da Instrusul! Estamos a sua disposição, fale conosco!