As balanças de precisão são muito sensíveis e usadas principalmente para medir a massa de sólidos e líquidos não voláteis na indústria química e no segmento medicinal. Por isso, a calibração é um processo que exige mais cuidados para que não ocorram erros, sendo recomendada a realização em laboratório, por profissionais qualificados.
Quer entender melhor como é feita a calibração da balança de precisão? Confira nas dicas abaixo!
Cuidados para calibrar balança de precisão
Alguns cuidados são essenciais para que a calibragem da sua balança seja feita corretamente, por isso é importante ficar atento a alguns fatores, como:
1. Peso-padrão dentro das normas
Para realizar a calibragem de balanças de precisão, são usados os peso-padrão. Esses pesos são chamados de padrão porque seguem as normas de fabricação do INMETRO, assim como de órgãos internacionais também. Por isso é extremamente importante que, quando você for calibrar sua balança de precisão, tenha a certeza que os pesos-padrão estão dentro das exigências, garantindo um processo confiável de calibragem para o seu instrumento.
2. Ambiente da calibragem
Outro ponto importante para assegurar a precisão dos resultados é realizar a calibragem no mesmo lugar em que a balança será usada para pesagens. Como geralmente esse tipo de balança é utilizado em laboratórios que precisam garantir a precisão das pesagens, levando em conta o controle de fatores como temperatura e umidade, é importante que a calibração seja feita sob esses mesmos critérios.
3. Limpeza de resquícios
Antes de começar a calibrar sua balança, tenha certeza de que o prato de pesagem esteja totalmente limpo. O marcador inicial deve estar em zero, caso contrário, certifique-se do que pode estar influenciando na marcação.
Importância da certificação por empresas de calibração
Se você quer ter a garantia de uma calibração feita por profissionais, então o ideal é procurar pelos serviços de empresas de calibração acreditadas. As acreditações mais conhecidas para você verificar em uma empresa:
- Acreditação do INMETRO: com base na Norma ISO/IEC 17025;
- Acreditação da RBC – Rede Brasileira de Calibração;
- Certificado do RINA: com base na NBR ISO 9001;
- Autorização do IPEM.
Essas certificações, listadas acima, são o que garante a credibilidade e capacidade de uma empresa para realizar a calibração de balanças de precisão e demais equipamentos de pesagem e de medição.
Gostou de saber sobre o assunto? Esperamos ter ajudado você a entender um pouco mais sobre como calibrar balança de precisão. E se estiver procurando por instrumentos de medição com certificados, então confira mais modelos na loja virtual da Instrusul!