A área da segurança do trabalho é muito importante para, como o próprio nome diz, garantir que os colaboradores de uma empresa estejam seguros na realização das suas funções do dia a dia. Existem vários aparelhos de medição que auxiliam na prevenção de acidentes e erros, através da análise dos processos para identificar possíveis riscos.
Pensando nisso, nós, da Instrusul, separamos uma lista com os oito principais aparelhos de medição para segurança do trabalho. Quer saber mais? Confira abaixo!
1 – Decibelímetro
O decibelímetro serve para fazer a leitura do nível de ruído, em decibéis, que há em algum ambiente. A maioria dos aparelhos é capaz de registrar os valores e criar um tipo de memória, armazenando os dados. Essa medição é necessária para estar dentro da regulamentação que define os limites de ruídos no ambiente de trabalho.
Saiba mais em Como usar decibelímetro!
2 – Dosímetro
Ainda falando de ruídos, agora mais especificamente sobre os barulhos a que o trabalhador está exposto, o dosímetro fica junto ao corpo dos funcionários para garantir uma medição mais exata e evitar prejuízos à saúde auditiva. O instrumento é configurado com um valor preestabelecido, para analisar se o ruído está dentro do padrão.
3 – Anemômetro
Esse instrumento é bastante usado por empresas que trabalham em áreas abertas, pois serve para medir a velocidade do ar e também a direção do vento. Existem de vários modelos, mas o principal é o de hélice que, quando gira, consegue registrar a velocidade do ar no local.
Entenda Como funciona um anemômetro!
4 – Luxímetro
A função do luxímetro é realizar a medição da luz distribuída em um ambiente, chamada luminância. Isso porque é importante que cada local tenha certo nível de iluminação, adequado de acordo com as normas. O funcionamento do aparelho se dá pela transformação da luz em corrente elétrica.
5 – Higrômetro
O higrômetro deve ser usado, principalmente, em ambientes onde os altos níveis de umidade podem causar danos, como: depósitos, arquivos ou bibliotecas. Ele mede a umidade relativa do ar e ajuda a prevenir possíveis prejuízos, assim como danos à saúde, em alguns casos.
6 – Explosímetro
Esse equipamento é muito importante para locais que tenham elementos químicos no ambiente. O explosímetro é capaz de avaliar a presença de misturas inflamáveis ou explosivas, coletando os gases do ambiente e determinando se há agentes perigosos.
7 – Monitor de IBUTG
Mais conhecido pelo nome “medidor de stress térmico”, o monitor de Índice de Bulbo Úmido e Termômetro de Globo (IBUTG) faz a avaliação do calor do ambiente, exibindo as informações através de gráficos ou relatórios. É bastante usado em locais onde o calor é intenso ou em trabalho a céu aberto. Seu uso é importante para que o limite das regulamentações (NR 15 e NHO 6) não seja ultrapassado.
8 – Medidores de vibração
Esse instrumento avalia a intensidade da vibração no corpo do colaborador, enquanto ele trabalha. Isso é importante porque existem várias ferramentas (como britadeiras, lixadeiras e marteletes) que podem causar esse tipo de efeito. É mais uma forma de manter o bem-estar do funcionário.
Agora você já conhece os principais aparelhos de medição que auxiliam na segurança do trabalho, trazendo mais segurança e bem-estar para todos os colaboradores. É sempre importante manter as análises em dia para prevenir todos os possíveis acidentes. Por isso, conte com a Instrusul para garantir aparelhos de qualidade!