Tratamento de efluentes

O que é tratamento de efluentes e como funciona

A água é um dos bens mais preciosos da sociedade e o consumo dela é totalmente essencial ao desenvolvimento humano. No entanto, para fazer com que ela fique segura ao ser ingerida ou usada nas atividades diárias das rotinas da população, é necessário que aconteça o tratamento de efluentes.

Apesar da qualidade ficar comprometida pelas poluições vindas do ar ou do solo, é preciso se atentar aos resíduos líquidos de tarefas agrícolas ou industriais que podem acabar sendo altamente nocivos aos seres de todas as espécies.

Veja nos tópicos abaixo um pouco do que isso significa e como ele funciona no propósito de garantir a nossa segurança e qualidade de vida.

O que é tratamento de efluentes

Efluentes são os gases e líquidos gerados pelas indústrias, redes pluviais e de outras atividades humanas. Quando chegam no meio ambiente, ao serem despejados, causam problemas ambientais muito graves.

Logo, é necessário que aconteça um tratamento, pois, legalmente, as empresas que conduzem essas ações são responsáveis por tratar e monitorar esses processos. No setor industrial ele varia conforme a quantidade de contaminantes e poluentes.

Em todo caso, é imprescindível buscar ajuda de especialistas que farão as coletas para analisar em um laboratório.

Os tipos de tratamento de efluentes

O tratamento de efluentes é classificado em três tipos: primários, secundários e terciários. No primeiro, são realizados procedimentos físico-químicos capazes de separar materiais que bóiam sobre as águas. Existem várias técnicas que tornam isso possível. Por exemplo, a flotação, decantação, neutralização e o gradeamento, presentes nas Estações de tratamento de águas.

Já a segunda consiste em remover as substâncias biodegradáveis com a presença ou não de oxigênio. Entre as técnicas estão os Lodos ativados, filtros de percolação ou as lagoas aeradas ou de estabilização.

Quanto ao terceiro tipo, são retirados poluentes pontuais, aqueles que não conseguiram ser eliminados nas ações anteriores. Consiste em tecnologias destrutíveis ou aquelas de transferências de fase.

Os benefícios que o tratamento de efluentes oferece

Você que aprendeu o que é tratamento de efluentes percebeu que um dos principais objetivos desse conjunto de ações é ajudar a preservar o meio ambiente. Devido a determinados descasos com a natureza e a falta de conscientização do homem, as leis ficaram mais rigorosas com as indústrias a ponto de terem que mudar totalmente os processos internos.

Esse tipo de cuidado não apenas ajuda a valorizar a natureza e os bens naturais, uma marca que adota práticas sustentáveis é vista com bons olhos pelo consumidor atual. Por meio de pesquisas em buscadores e sites de avaliação online, eles procuram detalhes sobre o tipo de empresa que eles querem se tornar parceiras.

Portanto, ter esse aspecto negativo atrelado ao seu negócio não é nada favorável ao seu sucesso. Além disso, é possível melhorar a cultura organizacional e otimizar suas operações. Essa atitude valoriza o trabalho de seus colaboradores e possibilita uma análise preventiva a fim de identificar riscos que sempre devem ser evitados.

Durante a leitura deste artigo você conheceu o que é tratamento de efluentes, como ele funciona e que tipos de benefícios ele traz para sua empresa. Portanto, leve esse assunto em consideração e faça seu papel de garantir a qualidade da água.

Continue conosco e leia este artigo sobre qual a diferença entre água poluída e água contaminada.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *