carcinicultura

Carcinicultura: o que é, cuidados e equipamentos

Os criadores têm a opção de ganhar uma boa renda com a criação de camarão de água doce. Sem limitar o litoral, a prática nas lagoas permite que a atividade de fumigação seja rápida, o que reduz custos logísticos e alcança preços mais competitivos para a venda do produto no mercado local. E, assim, alavancar a carcinicultura.

Pensando nisso, resolvemos desenvolver um artigo especial para que você possa conhecer mais sobre esta cultura. Confira!

O que é carcinicultura?

É um ramo típico da aquicultura canalizado para o cultivo de camarão em cativeiro, tanto no modo de cultivo de água doce ou marinho. Um negócio em crescimento no Brasil, sendo uma das maneiras de atividades que dão mais lucros, uma vez que esse tipo de alimentação aumenta a cada dia. A exportação também pode ser vantajosa, pois o crustáceo brasileiro é um dos mais procurados no mercado exterior.

Quais são os cuidados?

Em cativeiro, é comum o uso de tanques escavados com fundo de terra natural, área em que os lagostins habitam e também se alimentam. Sem um sistema de drenagem eficaz, diques e açudes são opções descartadas, pois precisam ser esvaziados para fazer a retirada total do camarão e a retirada de todo o camarão ao final da engorda.

A criação desses crustáceos também está bem adaptada à piscicultura integrada, diversificação da produção e maiores oportunidades de mercado .

Entre os fatores essenciais para a carcinicultura de água doce, destacam-se a temperatura da água e sua qualidade, a topografia, o tipo de solo, a criação, a reprodução e outros fatores muito importantes a serem levados em consideração.

Além desses requisitos técnicos, a situação logística também deve ser considerada, tais como: estudos de mercado, infraestrutura local, acesso, mão de obra, entre outros.

Portanto, para que o investimento seja bem sucedido e próspero, o produtor deve levar em consideração os seguintes requisitos técnicos:

  • Qualidade das larvas do camarão a ser criado: que sejam resistentes a doenças e que na fase adulta possam atingir um bom tamanho;
  • Reprodução: as larvas que são geradas pelas fêmeas devem ser mantidas em água salobra por 40 dias até que se metamorfoseiam;
  • Temperatura local: preferencialmente, entre 20 e 30º C;
  • Topografia: recomenda-se terrenos com declive suave de até 2%;
  • Solo: são aqueles com teor de argila entre 30% e 70%;
  • Pós-larvas: comprar pós-larvas de laboratórios comerciais para os primeiros tanques;
  • Custos: os custos variam de acordo com instalações, equipamentos e a mão-de-obra;
  • Mercado consumidor: extremamente abrangente;
  • Trabalho manual: um funcionário para manter os cuidados culturais, ou seja, alimentação, biometria, monitoramento de creche e verificação de temperatura, o pH e a transparência da água;
  • Produtividade: dependerão das condições climáticas regionais;
  • Registro com aquicultor: o proponente deve atender a alguns requisitos, incluindo a licença ambiental e a concessão do uso de recursos hídricos.

Quais são os elementos para carcinicultura?

Não é possível que um empreendimento de carcinicultura consiga operar sem uma infraestrutura básica capaz de atender às necessidades de produção em geral, da mesma forma que às suas peculiaridades.

Assim, algumas ferramentas simples são indispensáveis:

  • Medidor de pH: usado para medir o pH da água;
  • Redes de pesca: utilizadas durante a colheita; Também são utilizados em biometria (acompanhamento da evolução do peso e comprimento da alimentação);
  • Termômetro: medição da temperatura da água;
  • Oxímetro: medição do oxigênio dissolvido na água, ou kits para análise química do oxigênio dissolvido;
  • Disco de Secchi: mede a transparência da água;
  • Protetor de tela: protege os camarões que entram e saem de predadores.

Por fim, agora sabemos que a carcinicultura é uma ótima estrutura para que você possa desenvolver sua atividade e inserir-se neste mercado que cresce a cada dia mais. Dessa forma, ficou mais fácil você tomar a melhor decisão.

Gostou do artigo? Então não perca mais tempo e entre em contato conosco agora para tirar suas dúvidas sobre instrumentos de medição para carcinicultura!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *