Estrutura e equipamentos necessários para criação de camarão

Como em qualquer lugar, a criação de camarão é um negócio lucrativo. No entanto, o sucesso no cultivo depende da adequação dos locais, conhecimento das práticas corretas de gestão, layout e projeto adequados e quantidade apropriada de investimento de capital. A principal consideração importante que determinaria o sucesso ou o fracasso do projeto é a escolha da área para sua proposta.

O conteúdo a seguir tratará principalmente da identificação apropriada de locais adequados para equipamentos da carcinicultura (criação de camarão). Confira!

Natureza da água

A água é a primeira e mais importante consideração na adequação em um local para criação de camarão. Deve estar disponível durante todo o período de cultivo. Ela deve estar livre de poluição agrícola e industrial, bem como de turbidez devido à alta carga orgânica de lama e lodo. Uma boa qualidade de água para viveiro de camarão deve ter uma salinidade de 10–25 ppt; O pH varia de 7 a 8,5 e um nível mínimo de oxigênio dissolvido de 5 ppm.

Tipo de solo

A maioria das áreas costeiras onde os viveiros de peixes são construídos tem solos ricos em turfa ou areia e com capacidade de retenção de água muito baixa. O solo potencial do tanque deve ter um teor de argila alto o suficiente para garantir que o tanque retenha água.

Um bom teste de campo a ser usado para determinar isso é transformar um punhado de solo úmido em uma bola. Se a bola permanecer intacta e não se desintegrar após um manuseio considerável, há argila suficiente no solo para fornecer uma vedação à prova d’água.

Argila arenosa ou franco-argilosa são melhores para a construção de diques porque são duras e não racham quando secas. Já o solo turfoso não é um bom material de dique, pois se assenta muito e pode até queimar quando seco.

Topografia do terreno

A topografia do terreno pode ser negada como a configuração da superfície do terreno. Essa condição pode ser acidentada, ondulada, inclinada ou plana. Isso afeta o custo de desenvolvimento da área selecionada. Assim, terrenos com inclinação de até 2% são os mais indicados, pelo custo menor na preparação, manutenção e propiciar maior superfície de área inundada.

Disponibilidade e custo de suprimentos

É importante saber se os suprimentos e equipamentos necessários estão disponíveis na área ou no país. O material de rede de malha fina para peneiramento geralmente não está disponível. Frequentemente, a variedade de fertilizantes inorgânicos é muito restrita e o custo pode ser mais alto para uso em aquicultura do que para uso agrícola.

Estrume ou outros fertilizantes orgânicos podem ser de fácil acesso no mercado, não exigindo armazenamento. No caso de haver necessidade de importação de materiais, deve-se determinar se há restrições ou custos extras envolvidos.

Equipamentos

No geral sua estrutura pode ser composta pelos grupos:

Produção

  • bomba d’água;
  • tanques para criação dos camarões;
  • Disco de Sechi (medir transparência da água);
  • termômetro;
  • kit para análise química de oxigênio;
  • rede de arrasto, tarrafas e telas de proteção;
  • carrinho de mão;
  • balança.

Área administrativa

  • mesas/cadeiras;
  • armários;
  • computador e impressora;
  • aparelho telefônico.

Finalmente, as sugestões acima devem ser levados em consideração no processo de criação de camarões para obtenção de sucesso no mercado. Os locais menos ideais significam mais investimentos de capital para fazê-los funcionar, o que, na verdade, significaria retornos menores ou um período de recuperação mais longo dos investimentos. E aplicação financeira nos equipamentos é a melhor forma de alavancar o seu empreendimento.

Gostou do conteúdo? Então conheça mais sobre Avicultura: instrumentos de medição necessários nesta prática!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *