A temperatura de estufa é uma das principais preocupações para aqueles profissionais que cultivam hortaliças, plantas ou flores. Afinal, é necessário se prevenir das mudanças climáticas e oferecer total proteção ao que é plantado.
É um trabalho que requer muitos esforços, atividades bastante pontuais e a adoção das medidas corretas que garantirão o bom desenvolvimento dos cultivos e diminuirão qualquer tipo de risco para o crescimento deles.
Quer aprender mais sobre esse assunto e agir com eficiência no seu dia a dia? Então continue conosco e expanda seu conhecimento com os tópicos abaixo. Boa leitura!
O que é uma estufa
A principal função de uma estufa é manter o calor dentro de um ambiente para que o plantio e o cultivo não sejam prejudicados principalmente no período do inverno. Normalmente são construídas com materiais transparentes com o propósito de acelerar o processo de fotossíntese e permitir um grande aumento na produtividade do que é plantado.
Existem muitos agricultores que são muito dependentes da sazonalidade e acabam perdendo oportunidades de negócios em determinados períodos do ano. Com o investimento em estufas ele poderá realizar o plantio nas diferentes estações do ano conforme o cuidado que é preciso ter no crescimento adequado do plantio.
Os principais tipos de estufas
Existem vários modelos de estufas e é interessante conhecer todos até escolher aquele que será mais adequado ao seu negócio. Por exemplo, se você pensar em árvores frutíferas, hortas ou granjas, é recomendável as estruturas feitas com Arco Treliçados, devido à resistência aos ventos.
Já os de Arco de Tubo é um modelo bastante econômico focado no plantio de culturas baixas de alimentos como alface e couve. Há também o de Dente de Serra que apresenta um ótimo custo-benefício e auxilia na redução da temperatura interna.
Os cuidados essenciais
Quanto maior a estrutura, melhores as chances de estabelecer a ventilação ideal no seu cultivo. É importante investir também em soluções que evitem dela ficar abafada, como a adoção de janelas ou aberturas laterais.
Se atente também aos horários para que elas não fiquem superaquecidas ou muito expostas a friagem, pois o aspecto do plantio fique prejudicado. Afinal, ofertar produtos de qualidade requer muita atenção e comprometimento dos profissionais envolvidos. Logo, não deixe que descuidos aconteçam!
A temperatura de estufa
Com certeza uma tarefa muito corriqueira e que fará toda a diferença no crescimento do seu plantio é a medição de temperatura de estufa. Lembre-se que quando a temperatura fica elevada o crescimento das plantas fica comprometido e pode até levar à morte delas.
Ela costuma variar entre 10 e 20°C, considerado o ideal a ser mantido, e é necessário o uso de equipamento apropriado. O monitoramento de temperatura colabora para o para o sucesso do resultado desejado com o plantio. Portanto, não deixe de focar nos medidores para garantir a qualidade da sua mercadoria.
Durante a leitura deste artigo você conheceu alguns cuidados e percebeu como é importante medir a temperatura da estufa. Portanto, adote essas práticas dentro da sua rotina de trabalho e proporcione produtos de alta qualidade em qualquer época do ano.
Quer continuar expandindo seu conhecimento sobre esse assunto? Então não deixe de conferir nosso artigo sobre qual a importância de medir a temperatura dos alimentos.