Controle de qualidade da água para criação de peixes

Criação de peixes: controle de qualidade da água

A qualidade da água é o fator mais importante que afeta a saúde de uma criação de peixes. A boa qualidade da água refere-se ao que os mesmos desejam e não ao que pensamos que eles querem.

Isso significa que devemos entender muito bem os requisitos de qualidade da água para a piscicultura. Os peixes vivem e são totalmente dependentes da água em que vivem para todas as suas necessidades.

Por isso, separamos alguns dos elementos químicos e físicos mais importantes que os piscicultores devem prestar atenção na água de seus tanques de peixes. Confira!

Temperatura

O controle da temperatura é muito importante para o bem-estar dos peixes, pois pode afetar seu comportamento, alimentação, crescimento e reprodução. As taxas metabólicas deles dobram para cada aumento de -8ºC na temperatura.

Para peixes de água fria, como salmão e truta, a faixa de temperatura ideal para crescimento é entre 9-18ºC. Espécies de água fria, como a perda amarela, preferem água entre 15º e 29ºC e peixes de água quente como bagre e tilápia preferem entre 24-32ºC.

Sólidos em suspensão

Plâncton, resíduos de peixes, ração não consumida ou partículas de argila suspensas na água podem causar problemas, especialmente em sistemas de aquicultura de recirculação.

Partículas de resíduos de peixes podem ser uma importante fonte de má qualidade da água, pois podem conter até 70% da carga de nitrogênio no sistema e podem irritar as guelras deles. Como regra, um quilo de resíduos de peixe é produzido para cada quilo de peixe produzido.

A turbidez causada por partículas de argila ou solo pode restringir a penetração da luz e limitar a fotossíntese. A sedimentação de partículas do solo também pode sufocar os ovos de peixes e destruir comunidades benéficas de organismos de fundo, como bactérias.

Assim, a remoção da turvação da argila deve ser realizada pela adição de materiais que se ligam às cargas negativas das partículas de argila, formando partículas pesadas o suficiente para assentar no fundo.

Leia também: Como medir a turbidez da água: Passo a passo e detalhes

Fotossíntese

A fotossíntese é uma das atividades biológicas mais importantes na aquicultura em lagoas. Muitos parâmetros de qualidade da água, como oxigênio dissolvido, dióxido de carbono, ciclos de pH e resíduos nitrogenados, são regulados pela reação fotossintética do fitoplâncton.

Em termos simples, a fotossíntese é o processo pelo qual o fitoplâncton usa a luz solar para converter o dióxido de carbono em uma fonte de alimento e liberar oxigênio como subproduto. Além de fornecer oxigênio aos viveiros de peixes, a fotossíntese também remove várias formas de resíduos nitrogenados, como amônia, nitratos e uréia.

Leia mais: Carcinicultura: o que é, cuidados e equipamentos

Oxigênio

O oxigênio dissolvido (OD) é, de longe, o parâmetro químico mais importante na aquicultura. Os baixos níveis de oxigênio dissolvido são responsáveis ​​por mais mortes de peixes, direta ou indiretamente, do que todos os outros problemas combinados.

Como os humanos, os peixes necessitam de oxigênio para sobreviver. A quantidade de oxigênio consumida pelos peixes é em função de seu tamanho, taxa de alimentação, nível de atividade e temperatura.

Leia mais: Medidor de oxigênio dissolvido: conheça os principais modelos

Dióxido de carbono

O dióxido de carbono (CO2) é comumente encontrado na água da fotossíntese ou em fontes de água originadas de rochas calcárias. Os peixes podem tolerar concentrações de 10 ppm desde que as concentrações de oxigênio dissolvido sejam altas.

pH

Um valor de 7 é considerado neutro, nem ácido nem básico; valores abaixo de 7 são considerados ácidos; acima de 7, básico. A faixa aceitável para a criação de peixes é normalmente entre pH 6,5-9,0.

Leia mais: Como medir o pH da Água

Alcalinidade

Na produção de tanques, onde a fotossíntese é a fonte natural primária de oxigênio, carbonatos e bicarbonatos são áreas de armazenamento para o dióxido de carbono excedente.

Ao armazenar dióxido de carbono no sistema tampão, nunca é um fator limitante que poderia reduzir a fotossíntese e, por sua vez, reduzir a produção de oxigênio. Além disso, ao armazenar dióxido de carbono, o sistema de tamponamento evita grandes flutuações diárias de pH.

Diante de todos os elementos apresentados, agora fica muito mais fácil para você controlar melhor a qualidade da água para sua criação de peixes. Basta implementar as orientações em seu criadouro e usufruir de um bom desenvolvimento deles.

Gostou do conteúdo? Então aproveite para deixar seu comentário ou relatar sua experiência!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *