O turbidímetro é um instrumento que possibilita a medição do grau de turvação – ou turbidez – de diversos líquidos. Usado principalmente em indústrias farmacêuticas, alimentícias e químicas, é uma ferramenta bastante útil em diversos processos. Confira esse artigo para entender melhor como funciona um turbidímetro e todos os detalhes!
O que é turvação?
Para entender melhor todo o processo, é preciso saber mais sobre o que é o resultado que este instrumento gera. A turvação é um parâmetro que tem a ver com a limpidez dos líquidos – inclusive, por exemplo, da água potável. Mostra o quanto aquele fluído está limpo e cristalino.
Essa é uma medição essencial porque sempre pode haver alguma matéria inorgânica ou orgânica, certos micro organismos e até mesmo objetos minúsculos em meio ao líquido. Quando a água está turva, por exemplo, pode ser um indicador de poluição ou de alteração nas propriedades do fluído.
Por isso, esse resultado pode ser adotado como um grande e importante indicador de qualidade, por profissionais de diversas áreas para diferentes análises:
- qualidade da água (principalmente potável);
- indústria ambiental (oceanos, rios e lagos);
- qualidade na indústria alimentar (tanto alimentos quanto bebidas);
- indústria farmacêutica;
- diversos outras.
Funcionamento do turbidímetro
Para fazer a análise, o Turbidímetro utiliza feixes de luz que refletem as partículas do líquido em questão. Assim, o instrumento consegue analisar a quantidade de partículas e determinar a pureza do líquido. Todos os resultados são medidos em NTU (Unidade de Turbidez Nefelométrica) ou, simplesmente, uT (Unidade de Turbidez).
O instrumento existem em três diferentes tipos, cada um mais indicado para uma necessidade e uso:
- Turbidímetro de bancada: mais usado em laboratórios;
- Turbidímetro digital: leitura e manuseio mais fáceis e precisos;
- Turbidímetro portátil: possibilita as análises fora do laboratório, podendo ser inclusive digital.
Os modelos mais comuns atualmente são os turbidímetros digitais, que geralmente possuem capacidade de medir de 0 a 1000 NTUs. A medição é assim:
- O líquido a ser analisado é colocado na cubeta (um recipiente que carrega o líquido que será analisado);
- a cubeta deve ficar no encaixe que fica na parte central do aparelho;
- o botão (que geralmente tem “read” escrito) é pressionado;
- em alguns segundos, o número do resultado da análise aparece na tela.
Vale lembrar que o turbidímetro é um aparelho que necessita de calibração para funcionar da melhor forma, além da limpeza da cubeta após cada uso, para não acumular resíduos que possam atrapalhar as próximas análises. Por isso, mantenha atenção a esses pontos sempre!
Agora você já sabe como funciona um turbidímetro e a importância desse instrumento em diversos processos industriais e de análise. Para garantir um aparelho de alto padrão, confira os Turbidímetros Digitais na Instrusul! Conte com a gente para garantir a qualidade das suas análises!
É possível instalar um turbidímetro diretamente na rede de captação de água, de forma que possa ficar automatizado na bomba, evitando assim captar água acima de determinada turbidez (UT). O objetivo é automatizar a captação para uma eta, evitando bombear água bruta acima de mais ou menos 10 UT.