Se você é dono de um restaurante deve saber da importância do monitoramento da temperatura dos alimentos no dia a dia de qualquer estabelecimento que prepare e sirva refeições para o público. O objetivo principal do controle da temperatura dos alimentos é evitar os riscos de contaminação por microrganismos, além de manter a qualidade dos produtos servidos.
Para ajudar você a ficar atento neste aspecto fundamental do seu negócio, nós, da Instrusul, vamos mostrar qual a importância de medir a temperatura dos alimentos e fazer o monitoramento de perto com os instrumentos necessários. Vamos lá?
Cuidados na hora do armazenamento
Escolha sempre os alimentos perecíveis para colocar por último no carrinho de compras, logo antes de sair do supermercado. Siga diretamente para o restaurante e refrigere ou congele o alimento imediatamente. Não deixe alimentos em temperatura ambiente por mais de duas horas. Divida-os em recipientes para o rápido resfriamento na geladeira.
Utilize um termômetro digital de tipo espeto para se certificar de que os equipamentos se encontram nas temperaturas corretas: refrigerador (40ºC) e congelador (-170ºC). Sobre o descongelamento, não utilize pias ou balcões para tal. As bactérias se multiplicam depressa em temperatura ambiente. Descongele-os na parte inferior da geladeira ou no micro-ondas, somente pouco antes de cozinhar.
Outras opções de controle da temperatura
Existem outras alternativas de monitorar o controle da temperatura, como o monitoramento feito a distância por meio de um chip que emite alerta em tempo real. Com isso, você poderá receber no seu smartphone ou computador as notificações sobre possíveis alterações que possam comprometer a qualidade das suas mercadorias.
Além de reduzir o desperdício, o monitoramento do controle da temperatura descarta o risco de mais de 250 doenças causadas pelos microrganismos. Você precisa conhecer a chamada zona térmica de perigo para saber quais controles deverão ser realizados para que os alimentos sejam mantidos em temperatura segura.
Quando os alimentos cozidos são submetidos ao resfriamento sob temperatura ambiente, possibilita-se a proliferação dos microrganismos. Quanto maior for o tempo de exposição da preparação entre 10ºC e 60ºC, faixa de temperatura na qual as bactérias se multiplicam mais rapidamente, maior o risco de ocorrer uma doença transmitida por alimentos.
Sabendo disso, é importante conhecer os diferentes controles que podem ser implantados para evitar que isso aconteça. Uma dica é acessar o site da Anvisa para pesquisar mais sobre o assunto.
Controle de temperatura de alimentos durante a fritura
O processo de fritura de alimentos também deve ser realizado de forma responsável, principalmente em relação à temperatura do óleo durante a fritura, que não deve ultrapassar os 180°C. Isso porque nesta temperatura o óleo não serve mais, passando a produzir fumaça e a liberar substâncias oxidantes que fazem mal à saúde das pessoas. Ao ultrapassar essa temperatura, o óleo está impróprio para o uso e deve ser jogado fora corretamente.
Agora que você já sabe a importância do monitoramento da temperatura dos alimentos na cozinha do seu negócio, é possível prevenir acidentes e reduzir desperdícios. Não deixe também de conhecer os produtos termômetros tipo espeto da Instrusul, para uma escolha acertada na hora de adquirir esse equipamento. Conte sempre conosco para garantir aparelhos de qualidade para a sua empresa.