Bastante utilizado na indústria, o rugosímetro, como o próprio nome sugere, é um instrumento de medição para a verificação da rugosidade na superfície de peças e outras ferramentas. Criado há muito tempo e com grande usabilidade até hoje, ele faz parte importante de diversos processos. Quer entender melhor como funciona um rugosímetro? Confira abaixo!
Como é um rugosímetro?
A principal função e objetivo é analisar os problemas que tem relação com a rugosidade, ou seja, variações de relevo de superfícies. O instrumento costuma apresentar resultados extremamentes precisos, que permitem, assim, a resolução dos problemas envolvidos nessas rugosidades mapeadas.
Existem, basicamente, dois grandes grupos em que os rugosímetros são divididos ou classificados:
- aparelhos que fornecem a leitura dos parâmetros de rugosidade (podendo ser analógico e digital), mais usados em linhas de produção;
- aparelhos que, além da leitura, permitem o registro em papel do perfil efetivo da superfície. Esses são mais usados em laboratórios, pois geram gráficos e uma análise mais profunda.
Estrutura do instrumento
Os rugosímetros tem uma estrutura básica, que é composta por diferentes partes, todas essenciais para a realização das medições. São elas:
- Apalpador – conhecido também como “pick-up”, é o dispositivo que desliza sobre a superfície que será verificada, levando os sinais da agulha apalpadora até o amplificador;
- Unidade de acionamento – é responsável por deslocar o apalpador sobre a superfície que está sendo medida. Faz o movimento em velocidade e direção constante pela distância desejada;
- Amplificador – contém a parte eletrônica principal, com um indicador de leitura que recebe os sinais da agulha, ampliando e calculando em função do parâmetro escolhido;
- Registrador – é um acessório do amplificador, presente no segundo grande grupo que citamos acima. É responsável por fornecer a reprodução, em papel, do corte efetivo da superfície, nos casos em que se tem essa função.
Funcionamento do rugosímetro
O processo de medição que define a rugosidade da superfície, consiste em percorrer a superfície que será analisada com o apalpador (que carrega a agulha apalpadora), acompanhado por uma guia que auxilia ele a se mover na mesma direção. O movimento da agulha é transformado em impulsos elétricos e, a partir disso, é registrado no display (digital ou analógico) e, se for o caso, também no gráfico.
Além disso, é importante saber que a maioria dos rugosímetros tem os valores determinados em RA, sigla para Rugosidade Aritmética Principal, e em μm (micrômetros), unidade de medida usada para dimensões diminutas.
Agora você já sabe como funciona um rugosímetro e a sua importância em processos de medição na indústria e em laboratórios para resolver os problemas relacionados a rugosidade. Para garantir um produto de qualidade, não esqueça de conferir a categoria de rugosímetro no site da Instrusul!