O osciloscópio é um instrumento superútil para qualquer profissional de elétrica, eletrônica, mecânica, eletrotécnica e até mesmo para medicina, mas para que serve, exatamente, este instrumento?
Para entender melhor sobre o osciloscópio, nós, da Instrusul, separamos três aplicações indispensáveis desse instrumento e, para quem trabalha com algumas da áreas citadas acima, começar a usar hoje mesmo este aparelho. Vamos conhecer?
Para que serve?
O osciloscópio é um aparelho de medição que permite que o profissional especializado observe e analise facilmente os sinais variáveis no tempo (também chamados de ondas), em uma variedade de frequência que varia do 0 Hz a centenas de MHz.
Ele possibilita analisar o potencial de uma corrente elétrica nos diversos pontos de um circuito, assim como medir tensões e descobrir se algum circuito ou componente não está funcionando corretamente.
O uso do osciloscópio auxilia os profissionais a economizarem tempo na procura por defeitos em peças através de simples medições, evitando assim, erros durante o processo de troca desnecessária de componentes de algum tipo de maquinário.
Confira 3 aplicações para o osciloscópio
O osciloscópio é utilizado por diversos profissionais em variadas aplicações, como a manutenção de televisores, a análise do funcionamento das unidades eletrônicas de controle dos automóveis, a análise de vibrações de um motor, o projeto de circuitos de condicionamento de sinal para sistemas de instrumentação ou sistemas biomédicos. Com um transdutor apropriado, o profissional poderá utilizar o osciloscópio para visualizar e medir qualquer tipo de grandeza física.
Como muitas grandezas físicas são medidas através de um sinal elétrico, o uso do osciloscópio permite obter os valores de sinais elétricos rapidamente, além da medição de tensões de correntes elétricas e as frequências e diferenças de fase de oscilações.Veja alguns usos:
Aplicação automotiva
Na aplicação automotiva, o uso do osciloscópio facilita a visualização de falhas muito pequenas ou intermitentes, por gravar a leitura na tela. Um exemplo é a o diagnóstico de aceleradores eletrônicos, onde ocorrem pequenas trincas nas pistas dos potenciômetros. Com o uso um osciloscópio digital, fica muito mais fácil e rápido ver a queda de tensão quando existe um trinca, por menor que seja.
Aplicação elétrica
Na aplicação elétrica, o uso do osciloscópio permite medir amplitudes de tensão, frequências, períodos e o defasamento de sinais alternados, como o sinal de uma rede de energia elétrica, podendo avaliar o seu nível de tensão e a frequência em que opera.
Aplicação mecânica
Já na aplicação mecânica, o uso do osciloscópio pode indicar a presença de problemas com o sensor ou a roda fônica do motor de um automóvel, caso não seja mostrado um sinal correto no visor ou até mesmo a ausência de sinal fônico.
Melhores modelos disponíveis no mercado
Hoje em dia, os tipos mais vendidos de osciloscópio no país apresentam o selo de qualidade Minipa, selo que apresenta os melhores resultados tecnológicos neste segmento. Estes aparelhos de medição possuem o melhor custo-benefício e garantia do mercado.
Agora você já sabe para que serve e as principais aplicações do osciloscópio, clique no link e dê uma conferida nas melhores ofertas de aparelhos disponíveis no site da Instrusul.
Ficou com alguma dúvida? Conheça tudo sobre o osciloscópio neste post e conte sempre conosco para garantir aparelhos de qualidade para o seu negócio. Até a próxima!