Hoje, trouxemos algumas características e importâncias do trabalho para o melhor entendimento sobre o que é usinagem.
Em resumo, usinagem consiste em um processo mecânico de desgaste da matéria bruta (ou matéria-prima) dando origem a uma peça de formato específico. Ela é uma alternativa a outras formas de processos de produção, como a moldagem e a fundição.
História da usinagem
Para explicar melhor o que é usinagem, precisamos entender a origem e evolução desse processo. Indo desde a época em que o trabalho era feito completamente manual até os dias de hoje, com o auxílio de máquinas e instrumentos de medição para usinagem.
Os primeiros relatos do processo de usinagem datam o ano de 700 antes de cristo, em que o homem já buscava moldar materiais brutos, principalmente os feitos de ferro. Porém, foi somente no século XVII que apareceram as primeiras siderúrgicas de aço, começando um processo de revolução e aprofundamento em processos como a usinagem.
Com o avanço tecnológico, principalmente no século XIX com o advento das máquinas movidas a vapor e, um pouco mais além, a eletricidade, mudaram o processo. A partir disso, se criam diversas novas frentes na indústria, como centros de usinagem, por exemplo.
Processos de usinagem
São variados os processos de usinagem que podem moldar e criar peças específicas. Na usinagem convencional, os principais processos são:
Torneamento
Um dos processos mais conhecidos na usinagem, o torneamento consiste na moldagem da matéria-prima de qualquer geometria, em um formato cilíndrico ou cônico.
Aplainamento
O processo de usinagem, conhecido como aplainamento, é responsável pela criação de superfícies planas, geradas pelo corte em movimento de translação.
Fresamento
O processo de fresamento é um pouco mais complexo. Nele a ferramenta de corte promove um movimento de giro, ao mesmo tempo em que é empurrada contra a peça. Com a peça em movimento durante o processo, ao final podemos contar com um formato plano ou curvo.
Furação
A furação é um processo em que uma broca de dois gumes cria uma cavidade cilíndrica na peça. Esse processo possui uma variação, conhecido como alargamento de furo, em que a broca responsável pela furação pode também aumentar o diâmetro do furo.
Brochamento
O Brochamento é feito através de uma ferramenta multicortante, capaz de executar movimentos de translação com a peça estática, e assim dando forma à peça.
Retificação
Esse processo permite a remoção de material com um fino acabamento, por meio de uma ferramenta feita de grãos abrasivos.
Máquinas para usinagem
As máquinas para usinagem facilitam e otimizam o processo, possibilitando uma gama maior de processos de usinagem, as principais são:
- centro de usinagem;
- mandrilhadora horizontal;
- máquina de corte água;
- máquina tridimensional CNC;
- torno CNC;
- torno mecânico;
- retífica cilíndrica;
- retífica plana;
- fresadora CNC;
- centro de usinagem CNC.
Usinagem no dia a dia
Agora, é interessante entender os serviços que a usinagem implica no cotidiano. Ela é utilizada na indústria automotiva, naval, aeroespacial, petrolífera, construção civil e eletrônica.
E então, conseguiu compreender melhor o que é usinagem? Comente com a gente o que achou do post e mande suas dúvidas para podermos ajudar!