Sem dúvida, a adoção de recursos tecnológicos tem representado um avanço enorme em diversos empreendimentos comerciais, até mesmo os de pequeno porte e de origem familiar.
No post de hoje, vamos explicar o que é um pluviômetro e para que ele serve, mostrar os diferentes tipos disponíveis no mercado e quando esse aparelho poderá ser útil para você e para o seu negócio. Vamos lá?
O que é?
O pluviômetro é um reservatório usado para recolher e medir a quantidade em milímetros de chuva, granizo, orvalho, garoa ou neve durante um determinado tempo e local.
Para que serve?
Com ele, é possível saber, por exemplo, a quantidade de água que caiu em determinado período e acompanhar essas medidas durante um tempo. Também é possível saber as médias das chuvas no decorrer dos meses e anos, ajudando a identificar períodos chuvosos e de estiagens, apontando riscos de secas e inundações.
Explicando melhor: quando se diz que choveram 15 milímetros em uma hora, significa que, em média, cada metro quadrado de solo recebeu uma quantidade de chuva equivalente a uma camada de 15 milímetros de água.
Monitorar e registrar esses dados são ações fundamentais para entender o clima em determinada região. De grande importância para os estudos meteorológicos e hidrológicos, o pluviômetro ainda pode ser ligado em um datalogger, registrando assim os dados coletados.
Se você é gestor ou dono de negócios nas áreas de agricultura, geração de energia ou transporte fluvial, saiba que é essencial ter um pluviômetro para monitorar e registrar essas informações valiosas para o seu empreendimento.
Tipos de pluviômetro
Os pluviômetros convencionais ainda são os mais utilizados, principalmente na agricultura, mas os equipamentos automáticos estão em crescimento no mercado. Eles acompanham um software de coleta e de tratamento de dados, que é utilizado para relatórios temporais e análises das características da chuva.
Confira os prós e os contras de cada tipo de pluviômetro:
Pluviômetro convencional
Vantagem: entre as vantagens do modelo convencional estão o custo inicial reduzido e a baixa manutenção;
Desvantagens: estão as possíveis falhas humanas ao transcrever e registrar os dados.
Pluviômetro digital automático
Vantagem: baixo custo a longo prazo, a obtenção de dados em tempo real e o histórico dos registros, a maior precisão e capacidade desses registros, além da ausência de gastos extras com funcionários, combustível e deslocamento.
Desvantagem: o pluviômetro digital possui um custo inicial maior em relação ao pluviômetro convencional e a necessidade de manutenção.
Em conjunto com o pluviômetro, é importantíssimo ter em seu negócio um anemômetro (saiba o que é e como funciona um anemômetro), para medir a velocidade do vento, e um barômetro, para calcular a pressão atmosférica.
Agora você já sabe tudo sobre pluviômetro, dê uma conferida nas melhores ofertas de pluviômetros no site da Instrusul. Ficou com alguma dúvida? Mande para a gente nos comentários! Conte sempre conosco para garantir aparelhos de qualidade para o seu negócio. Até a próxima!