A umidade é, basicamente, a quantidade de vapor de água presente na atmosfera, determinada por uma medida, que chamamos de umidade relativa do ar. Apesar de não podermos controlá-la, é possível monitorá-la para que não traga efeitos negativos, já que pode influenciar diversos processos biológicos, físicos e químicos.
Por estes motivos, a medição da umidade é muito importante. Há várias formas de medí-la e uma delas é utilizando o termo-higrômetro, um instrumento de medição de temperatura e umidade dos ambientes. Entenda melhor como usar termo-higrômetro e conheça algumas aplicações do instrumento:
Como usar Termo-higrômetro?
Uma das principais vantagens deste instrumento é que ele é muito fácil de utilizar. Basta colocá-lo no ambiente que você quer fazer as medições de temperatura e umidade e ele vai gerar os números no visor.
Para os que medem duas temperaturas ao mesmo tempo (interna e externa, por exemplo), há uma espécie de cabo com um sensor na ponta, que deve ser colocado no local da segunda temperatura para gerar a medição.
A leitura dos números é muito simples, já que o visor é digital na maioria dos modelos. Alguns incluem até relógio e alarme, como o Termo-Higrômetro Digital INS-27.
Conheça as muitas funcionalidades do Termo-Higrômetro Digital INS-27!
Como o aparelho funciona?
A composição do Termo-higrômetro permite que ele absorva a umidade atmosférica e possa registrar os valores máximos e mínimos de temperatura e umidade relativa. Cada modelo de aparelho funciona com uma faixa de medição de umidade relativa e uma faixa de medição de temperatura.
O sensor tem um tempo rápido de resposta e existem versões portáteis do aparelho, como o Termo-Higrômetro Portátil – INS-630, que facilita a utilização.
Saiba mais sobre as vantagens do Termo-Higrômetro Portátil – INS-630!
Aplicações do instrumento
A umidade está presente em todos os lugares, mas em alguns deles é necessário que ela seja monitorada para não interferir em nenhum processo. Alguns exemplos onde o uso do termo-higrômetro é importante são:
- Cultivo de plantas e pesquisa ambiental;
- Armazenagem de alimentos;
- Processos de fermentação (como cervejarias, por exemplo);
- Incubadoras farmacêuticas e revestimento de comprimidos;
- Monitoramento da umidade em museus (para que não prejudique as obras);
- Medições de temperatura em diversos processos;
- Estúdios de gravação;
- Frigoríficos e refrigeradores;
- Outros segmentos da indústria.
Agora você já sabe como usar termo-higrômetro e conhece algumas das principais aplicações desse aparelho. Aqui, na Instrusul, nós trabalhamos com o que há de melhor em instrumentos de medição e temos o termo-higrômetro ideal para você. Confira nossa loja e encontre o seu! E não se esqueça: em caso de dúvida, entre em contato conosco.
prezado bom dia, sou o António escrevo a partir de Angola.
A minha preocupação é: Quando é que estamos perante a temperatura interna e externa? Por exemplo, se for para uma chocadeira, qual delas a considerar, externa ou interna?
Gostei dos vossos aparelhos e agradecia a vossa resposta para o meu endereço pessoal.
sem mais assunto de momento, saudações.