A inspeção de segurança é um procedimento, dentro das rotinas da Segurança do Trabalho, que tem como objetivo verificar se um ambiente profissional está em conformidade com as normas e não oferece risco de acidentes. Para isso, são analisados diversos fatores, que envolvem equipamentos, procedimentos e até as condições do local.
Para o profissional da Segurança do Trabalho, uma prática que auxilia na inspeção é a montagem de um checklist, ou seja, uma lista de conferência de tudo que precisa ser verificado no local. Quer saber como fazer um checklist efetivo para inspeção de segurança? Confira as dicas abaixo!
Por que é importante criar um checklist de inspeção?
Como falamos acima, o checklist é o que vai auxiliar o profissional a seguir uma ordem na averiguação, sabendo todos os itens que precisam ser checados e marcar o status de cada um. Isso facilita muito a rotina de inspeção, já que evita que se esqueça qualquer aspecto da avaliação, além de permitir o registro de todos os dados para consultas futuras.
Outro ponto interessante do checklist é que ele pode — e deve — ser personalizado para o contexto do local a ser analisado, trazendo informações como os equipamentos, ferramentas e normas de segurança que devem estar em conformidade durante a inspeção.
O que não pode faltar no checklist de inspeção de segurança?
Na hora de se fazer um checklist, conforme já citamos, é importante considerar o contexto de cada profissão e empresa. No entanto, existem alguns itens que são de praxe em qualquer checklist. São eles:
Checklist de máquinas
Ao fazer uma inspeção de maquinário, é importante analisar fatores como abastecimento, luzes, freio e demais itens que possam impedir o funcionamento correto da máquina.
Checklist de equipamentos
Os equipamentos considerados nessa inspeção são os de proteção individual (EPI), que são obrigatórios para a segurança dos trabalhadores e evita acidentes. Eles podem variar conforme a ocupação, mas geralmente incluem itens como luvas, capacetes, óculos, sapatos, etc.
Checklist de ferramentas
Aqui, analisa-se todas as ferramentas utilizadas no dia a dia da empresa, verificando se estão em condições apropriadas para o uso, se precisam ser mandadas para reparo ou, ainda, se devem ser trocadas.
Checklist de procedimentos
Neste checklist, são considerados os procedimentos padrão da linha de atividade, verificando se estão sendo executados corretamente ou se há alguma falha na execução.
Exemplos de checklist de inspeção de segurança
Para fazer um checklist de inspeção de segurança, você deve fazer um planejamento da inspeção, considerando a realidade do ambiente a ser avaliado e as respectivas Normas Regulamentadoras (NR) de Segurança de Trabalho que são exigidas para o local.
Tendo isso em mente, você pode criar uma planilha, ou mesmo um documento no Word, onde vai listar todos os itens a serem analisados. Todos eles devem conter um campo para a categorização, onde vai indicar o status de cada análise em:
- Conforme: dentro do padrão esperado;
- Não conforme: fora do padrão esperado;
- Não aplicável: o item não se enquadra à realidade da empresa.
Você também pode incluir alguns dados importantes para a análise, entre eles:
- Nome da Empresa
- Data da Inspeção
- Área avaliada
- Sinalização dos extintores e validade
- Uso, guarda e conservação dos EPIs
- Avisos e sinalizações
- Treinamento admissional
- Instalações elétricas
- Instalações sanitárias
- Alarmes de Incêndio
Esses são apenas alguns itens que podem ser considerados no seu checklist de inspeção de segurança e que vão ajudar a guiar o seu procedimento. Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que essas dicas sejam úteis no seu dia a dia. Acreditamos que você talvez possa gostar também desse conteúdo sobre Como abrir uma consultoria em Segurança do Trabalho!
Lembre-se: se tiver qualquer dúvida sobre segurança do trabalho, os equipamentos utilizados e as rotinas da profissão, e