Se você já utiliza o paquímetro no seu dia a dia de trabalho para medir as dimensões de pequenos objetos, como parafusos e tubos, deve saber a importância de utilizar este instrumento muito bem calibrado para não errar na medição.
No post de hoje, vamos ensiná-lo a como realizar a calibração do paquímetro passo a passo. Vamos lá?
Para que serve?
O paquímetro é um instrumento muito utilizado para a medição de pequenos objetos, como parafusos e tubos. Ele também pode ser usado para verificar o diâmetro de um objeto ou a profundidade de uma cavidade de escova de motor. Enfim, todo profissional que precisar medir algum pequeno objeto deve ter um paquímetro entre os seus instrumentos de trabalho no dia a dia.
Quais os modelos existentes?
Existem muitos modelos de paquímetros. Entre os principais, podemos encontrar:
- universal;
- universal com relógio;
- de bico móvel;
- de profundidade;
- o duplo e o digital.
Como realizar a medição?
A peça em questão deverá estar bem posicionada entre os bicos do aparelho. Geralmente, o paquímetro analógico possui uma graduação em centímetros e em polegadas para medir os pequenos objetos. É necessário que o profissional faça uma pressão apropriada e constante, realizando a leitura sem retirar o instrumento da peça para obter uma medição sem erros.
Uma dica fundamental é guardar o instrumento em algum lugar seco e sem acesso direto ao calor ou ao sol para que o paquímetro não desconfigurar com o tempo.
Como realizar a calibração do paquímetro?
Esse procedimento de calibragem assegura que os dados expostos sejam precisos, garantindo uma maior segurança para a produção de inúmeros produtos.
Essa calibração é realizada através de uma comparação entre os resultados obtidos pelo instrumento com números com padrões impostos pelo Inmetro. Assim, o paquímetro estará calibrado e sem a chance de erros.
Confira o passo a passo da calibração de um paquímetro analógico:
- Limpe todo o paquímetro, esfregando-o muito bem com um lenço de papel e álcool isopropílico. É muito importante verificar se o instrumento está sem nenhum ponto de oxidação. Se estiver tudo correto com o objeto, espere 30 minutos para que a peça fique estabilizada termicamente para continuar com a calibração;
- Certifique-se de que o instrumento desliza suavemente para frente e para trás sobre os trilhos;
- Feche as pinças. O marcador deverá estar no zero. Caso contrário, ajuste-o manualmente para o zero;
- Insira um bloco de medida de 12,7 mm entre as pinças externas e feche. Registre a leitura.
- Repita a etapa anterior com um bloco de medida de 25,4 mm. Em seguida, repita a operação com um bloco de 101,6 mm. Registre as leituras;
- Repita novamente a etapa 4, utilizando o padrão de micrômetros de 150, 200 ou 300. Registre a leitura;
- Verifique as boas condições das pinças internas, definindo a numeração para 12,7 mm e travando-as no lugar. Meça a largura da pinça em um segundo paquímetro, já devidamente calibrado. Registre a leitura;
- Repita a etapa anterior com as definições 25,4 mm e 101,6 mm, assim com o comprimento adequado do paquímetro para 150, 200 ou 300. Registre as leituras;
- Realize uma verificação de altura. Basta colocar um bloco de medida de 12,7 mm na placa da superfície. Estenda a pinça acima do bloco e depois feche até que ela esteja tocando no objeto. Registre a leitura;
- Repita a etapa anterior com os blocos de medida de 25,4 mm e de 101,6 mm. Registre todas as leituras.
Dica
Uma dica importante é realizar três leituras, no mínimo, para cada verificação para calcular a possibilidade de qualquer erro de precisão do instrumento!
Agora você já sabe como realizar a calibração do paquímetro, dê uma conferida nas melhores ofertas de paquímetros no site da Instrusul. Uma boa notícia é que todos os parquímetros, vendidos pela Instrusul, já vêm com o certificado de calibração para você começar a trabalhar!
Ficou com alguma dúvida? Mande para a gente nos comentários! Conte sempre conosco para garantir aparelhos de qualidade para o seu negócio. Até a próxima!