Profissionais que trabalham com calibração estão acostumados a realizar cálculos e comparações de dados relacionados ao instrumento a ser calibrado e a um parâmetro de confiança.
Mesmo com uma equipe qualificada, ainda existem meios de tornar o processo mais seguro e os resultados mais confiáveis ainda. Principalmente com um maior controle sobre a revisão de resultados e com o uso da tecnologia.
Então, é sobre esses dois temas que iremos falar hoje: verificação de resultado e sistemas automatizados.
Verificação do resultado
Como o processo de calibração, muitas vezes, é realizado por uma equipe, é normal que todos se envolvam com o cálculo em algum momento. Inclusive, com liberdade até para fazer mudanças durante a fase de revisão dos resultados.
Nesse caso, é interessante ter apenas uma pessoa autorizada para fazer essa revisão e realizar possíveis mudanças, para que se evite muitas pessoas avaliando o resultado e sugerindo alterações desnecessárias.
Geralmente, o responsável por isso já é alguém com mais experiência em calibração e que tem o conhecimento necessário para avaliar a credibilidade do resultado.
Resumo
Ao invés de toda a equipe realizar a revisão de resultados, tenha uma pessoa responsável por essa função, para garantir que os resultados sejam mais confiáveis.
Sistemas automatizados
Cada vez mais os processos estão automatizados e contam com a tecnologia para garantir a confiabilidade de resultados. Não seria diferente no cálculo de calibração.
Não é mais tão comum fazer registros em papel, porém é super normal que laboratórios de certificação usem ferramentas de planilhas para realizar automaticamente seus cálculos e manter um histórico. Essa é uma forma prática de fazer o processo, porém, considerada semiautomatizada.
Isso porque as planilhas podem ser facilmente alteradas por qualquer pessoa da equipe sem querer, o que pode prejudicar os resultados finais. Hoje, já existem softwares e plataformas dedicadas para profissionais de laboratórios de calibração.
Essa é uma solução mais confiável e 100% automatizada. Isso evita quase por completo possíveis erros durante o processo e facilita o cálculo ao possibilitar a colocação de parâmetros e responsáveis.
Resumo
Com softwares de calibração, o processo se torna mais rápido e prático. Os resultados também ganham mais credibilidade, pois a segurança dos dados cadastrados é maior. Isso também faz com que o tempo de revisão diminua muito.
Conclusão
Processos que antes levariam muito tempo, mesmo em calibração de instrumentos simples, hoje podem ser feitos com mais praticidade e confiabilidade através da tecnologia.
Outro ponto é ter uma equipe bem preparada e destinada para as tarefas certas. Ao invés de todos se envolvendo com tudo, cada um deve ter responsabilidade sobre uma etapa. Essa organização ajuda na confiabilidade dos resultados, assim como a automação melhora a documentação de informações.
Se você quer estudar mais sobre calibração, veja outros artigos: