No universo da medição industrial, diversos equipamentos podem ser muito semelhantes, tanto em sua aparência quanto em sua nomenclatura. Um desses casos envolve o relógio apalpador e o relógio comparador.
Por isso, a fim de esclarecer todas as suas dúvidas sobre cada um deles, preparamos esse conteúdo especial. Acompanhe a leitura e entenda de uma vez por todas as diferenças!
O que é um relógio comparador?
Garantindo um alto nível de precisão nas pequenas medições, o relógio comparador é uma peça fundamental para toda cadeia produtiva industrial. Apesar de ser muito utilizado na verificação da tolerância de processos de inspeção em usinagens, esse equipamento não se restringe apenas a isso.
Na verdade, ele é um aparelho muito dinâmico e versátil. Na mecânica, por exemplo, pode ser utilizado para verificação da excentricidade de alguma peça; já durante a inspeção de uma peça usinada, pode ser utilizado para verificar a tolerância.
Em resumo, podemos dizer que os relógios comparadores são essenciais para todas as situações que necessitam de pequenas medições.
Características de um relógio comparador
Sendo considerado um instrumento de alta precisão, o relógio comparador tem dois modelos, o digital e analógico, porém é mais comum encontrar uma maior variação dos relógios analógicos à venda.
Nesse caso, suas características são muito bem definidas. Nele, existe um mostrador de vidro com um ponteiro dentro. É esse ponteiro que irá apresentar os resultados da medição. Do outro lado do relógio está a ponta de contato que auxilia no processo de medição.
A principal diferença desse modelo analógico para o digital é o mostrador. Como pode-se deduzir, os resultados aparecem em números exibidos de maneira digital direto em uma tela do relógio, não existindo um ponteiro para realizar marcações e apresentar resultados.
O que é um relógio apalpador?
Agora que vimos o que é um relógio comparador, chegou a hora de entender mais sobre o que é o relógio apalpador. Ambos os instrumentos são fundamentais para medições de alta precisão, mas não são a mesma coisa.
Um relógio apalpador, na verdade, é um tipo de relógio comparador. Porém, seu intervalo de medição é consideravelmente menor. Para realizar a medição com este aparelho é preciso usar uma espécie de calibrador antes. Isso porque o “valor zero”, ou seja, o valor de referência do relógio, é delimitado com um bloco padrão.
Seu uso deve ser feito para analisar superfícies planas e angulares, por exemplo, realizando inspeções geométricas e alinhamentos e centragem de peças. A medição do relógio apalpador é feita por comparação, ele deve comparar um ponto em relação a outro ou uma espessura em relação a outra.
Principais diferenças entre relógio comparador e apalpador
Agora que descobrimos mais sobre o que é cada um dos relógios, precisamos compreender suas principais diferenças. Levando em consideração o fato de que um relógio apalpador é um tipo de comparador, pode-se imaginar que suas diferenças não sejam abissais.
E não são! Na verdade, sua principal diferença consiste no fato de que o relógio apalpador tem uma sensibilidade muito maior na hora de realizar as medições.
O relógio apalpador é perfeito para aquelas ações que têm pouca variação, mas que geram grande interferência na leitura. Portanto, quando precisar realizar esse tipo de medição, você já sabe qual equipamento utilizar!